História, perguntado por paulaschmitz200, 1 ano atrás

O termo “Estado mínimo” é comumente atrelado à perspectiva “neoliberal”, por conta das ações que emanam de governos cuja perspectiva ideológica é guiada por estes parâmetros. Assim, sobre o conceito de “Estado mínimo”, assinale a alternativa correta.

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
6
Olá, tudo bem?

Você esqueceu de fornecer as alternativas. São elas:

Alternativa 1: O conceito de Estado mínimo corresponde a um Estado que faz tudo que é necessário, como políticas sociais de apoio aos mais pobres, cotas sociais e apoio ao povo de maneira geral.

Alternativa 2: O conceito de Estado mínimo corresponde a um Estado que faz só o básico, como políticas sociais de apoio aos mais pobres, cotas sociais e apoio ao povo de maneira geral.

Alternativa 3: O conceito de Estado mínimo corresponde à ideia de um Estado que não intervém na sociedade, que não age para atender nem as demandas mínimas de seu povo. É um Estado não interventor e que permite a terceirização para que as empresas tomem conta da nação.

 Alternativa 4: O conceito de Estado mínimo corresponde a ideia de um Estado que não intervém na sociedade, que não age para atender nem as demandas mínimas de seu povo. É um Estado muito interventor e que permite a terceirização para que as empresa tomem conta da nação.

Alternativa 5: O conceito de Estado mínimo corresponde à ideia de um Estado que não intervém na sociedade, que não age para atender nem as demandas mínimas de seu povo. É um Estado muito interventor e que permite a terceirização para que as empresa tomem conta da nação, assim, o Estado age com políticas sociais de apoio aos mais pobres, cotas sociais e apoio ao povo de maneira geral.

Dito isto, esta é uma pergunta carregada de concepções políticas que, não sendo previamente esclarecidas, tornam impossível responder à pergunta. 

Não há, por exemplo, um consenso à respeito da definição do termo neoliberalismo entre os economistas e cientistas sociais, embora haja um sentido geral consensual do termo.

Também não fica definido qual o sentido da expressão "só faz o básico", presente na pergunta. 

Partindo dos conceitos, podemos dizer que o estado mínimo é um conceito neoliberal que é contrário à intervenção do Estado na economia nacional: ou seja, a economia é vista como um assunto dos cidadãos privados, de modo que não é dever nem função do Estado agir de modo algum no desenvolvimento da Economia. Sendo assim, é um Estado Não-Interventor.

A única função do Estado Mínimo seria garantir os direitos e necessidades básicas da população, e nada mais.

Com isto em mente, podemos eliminar as alternativas 1, 4 e 5 como obviamente incorretas.

A definição da resposta correta nesta pergunta, contudo, parte de um pressuposto ideológico, algo que nunca é positivo.

Se definirmos que "
políticas sociais de apoio aos mais pobres, cotas sociais e apoio ao povo de maneira geral" correspondem ao básico que o Estado deve fazer, então a alternativa 2 é a alternativa correta.

Se a resposta partir de uma crítica ao Estado Mínimo, nos veremos forçados a afirmar que a alternativa 3 é a alternativa correta.

giovanialety: eu marquei letra B
Perguntas interessantes