O termo ergonomia tem sido utilizado como sinônimo de fatores humanos ao longo destes últimos 70 anos, termo que foi adotado por alguns países e tem se consolidado como uma área única e independente que foca na natureza da interação entre o homem e os objetivos, a partir da ligação entre as áreas da engenharia, saúde, ciência, design, tecnologia e administração de sistemas compatíveis com o homem, incluindo uma variedade de produtos naturais e artificiais, processos, sistemas e ambientes.
RAZZA, Bruno Montanari. Análise Ergonômica do Trabalho. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2017.
Atualmente no Brasil, temos ampla legislação acerca de práticas seguras do trabalho, entretanto, em nosso país a ergonomia se desenvolveu tardiamente, diante deste contexto, analise as alternativas e assinale a opção correta:
Alternativas
Alternativa 1:
Como já existe curso superior em ergonomia no país, a atividade de ergonomia é realizada apenas por este profissional.
Alternativa 2:
A partir da legislação acerca de práticas seguras do trabalho, com publicação de inúmeras Normas Regulamentadoras (NRs), o sistema de fiscalização não é amplo.
Alternativa 3:
Mesmo com a implantação das Normas Regulamentadoras e o avanço nos estudos de ergonomia, é impossível tornar o trabalho mais seguro e eficiente.
Alternativa 4:
O Brasil não possui uma entidade ou uma associação que regulamenta e/ou se responsabiliza pela certificação da ergonomia no país, ou seja, um documento que autorize a prática da profissão.
Alternativa 5:
Como não existe curso superior em ergonomia no país, a atividade de ergonomista é realizada por profissionais de diversas áreas, como engenheiro de segurança, fisioterapeuta, médico do trabalho, designers, dentre outros.
Soluções para a tarefa
Respondido por
22
Resposta:
Alternativa 5 correta, página 39 do livro Unicesumar.
Respondido por
5
Resposta:
Alternativa 5:
Explicação:
Página: 39 do livro.
...Como não existe curso superior em ergonomia no país, a atividade de
Ergonomista é realizada por profissionais de diversas áreas, como engenheiro de segurança, fisioterapeuta, médico do trabalho, designers, dentre outros. A ABERGO é responsável pela certificação do ergonomista no país, um documento que autoriza a prática da profissão (LUCIO et al., 2010).
Perguntas interessantes