O termo eletroforese foi criado por Michaelis, em 1909, para descrever a migração de colóides sob a influência de um campo elétrico. Portanto, a técnica de eletroforese representa a migração de íons submetidos à corrente elétrica. Em relação a esse assunto, ANALISE as afirmativas a seguir: I. No gel, o DNA migra para a extremidade com polo negativo (cátodo) por causa da sua carga positiva. II. As moléculas de DNA com tamanhos maiores migram com velocidade maior no gel do que as moléculas com tamanhos menores, pois a velocidade de migração das moléculas de DNA no gel é diretamente dependente do seu tamanho. III. Para realizar uma eletroforese são necessários um campo elétrico, um suporte e a própria molécula carregada. IV. Os fragmentos com tamanhos diferentes formam bandas diferentes no gel, que podem ser visualizadas após o DNA ser corado com brometo de etídio. É CORRETO o que se afirma em: Alternativas Alternativa 1: I e II, apenas. Alternativa 2: II e IV, apenas. Alternativa 3: III e IV, apenas. Alternativa 4: I, II e III, apenas. Alternativa 5: I, III e IV, apenas
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Sobre eletroforese, está correta a Alternativa 3: III e IV, apenas.
Análise das afirmativas sobre eletroforese:
- I - A primeira está ERRADA, porque o DNA não migra para a extremidade com polo negativo por conta de carga positiva no gel.
- II - A segunda está ERRADA, pois as moléculas de DNA com tamanhos menores é que migram com velocidade maior no gel do que as moléculas de tamanhos maiores.
- III - A terceira está CORRETA, dado que um campo elétrico, um suporte e uma molécula carregada acabam por fazer uma eletroforese.
- IV - A quarta está CORRETA, uma vez que os fragmentos com tamanhos variados fazem com que bandas variadas sejam vistas no gel.
Veja mais sobre eletroforese:
https://brainly.com.br/tarefa/15997769
#SPJ4
Anexos:
Perguntas interessantes