Ed. Técnica, perguntado por jessicakaroline9851, 1 ano atrás

O termo diagnóstico, tem origem na palavra grega diagnōstikós, que apresenta o sentido de ser ‘capaz de distinguir, de discernir’, e refere-se às terminologias científicas ligadas a biologia e medicina em que assumem, respectivamente, os significados de distinção entre os organismos, e o ato de procurar a natureza e a causa de uma alteração fisiológica (HOUAISS, [s.d.]).

Transportando a terminologia para o contexto do urbanismo, pode-se afirmar que:

Escolha uma:
a.o diagnóstico é uma das etapas no planejamento urbano, analisando a área a intervir, levando em conta aspectos demográficos, físico-territoriais, legais, sociais e econômicos, a fim de estabelecer o cenário da realidade existente.

b.o diagnóstico é a última das etapas no planejamento urbano, analisando a área a intervir, levando em conta aspectos demográficos, físico-territoriais, legais, sociais e econômicos, a fim de estabelecer o cenário da realidade existente.

c.o diagnóstico é uma das etapas no planejamento urbano, analisando a área a intervir, não levando em conta ainda aspectos demográficos, físico-territoriais, legais, sociais e econômicos, mas levantando potencialidades e fragilidades.

d.o diagnóstico é uma das etapas no planejamento urbano, analisando a cidade como um todo, levando em conta aspectos demográficos, físico-territoriais, legais, sociais e econômicos, a fim de estabelecer o cenário da realidade existente.

e.o diagnóstico não é ainda uma das etapas no planejamento urbano. Analisa a área a intervir, levando em conta aspectos demográficos, físico-territoriais, legais, sociais e econômicos, a fim de estabelecer o cenário da realidade existente.

Soluções para a tarefa

Respondido por lucasduschneider
20

Resposta:

o diagnóstico é uma das etapas no planejamento urbano, analisando a área a intervir, levando em conta aspectos demográficos, físico-territoriais, legais, sociais e econômicos, a fim de estabelecer o cenário da realidade existente

Explicação:

Para Duarte (2012), o diagnóstico é uma das etapas do planejamento urbano e pode ser compreendido como uma análise da uma determinada situação a fim de estabelecer um cenário da realidade existente. Ele é composto por um inventário da região estudada, ou seja, a coleta de dados sobre a área tendo como foco o tema sobre o qual se está tratando, seguido da análise desses dados para identificar as condicionantes, as potencialidades e as deficiências da área visando orientar as propostas. O diagnóstico urbanístico tem o objetivo de caracterizar uma região, cidade ou porção do território, em que se pretende atuar, logo, deve considerar aspectos demográficos, físico-territoriais, legais, sociais e econômicos.

Respondido por joaopaiva1971
0

Resposta:

As definições legais sobre a conceituação e delimitação das áreas de preservação permanente (APP) são estabelecidas pela Lei nº 12.651/2012 (BRASIL, 2012), conhecida como Código Florestal. Conforme a lei, as áreas de preservação permanentes são entendidas como uma porção territorial, coberta ou não por vegetação nativa, que desempenhem alguma das seguintes funções ambientais: “preservar os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica e a biodiversidade, facilitar o fluxo gênico de fauna e flora, proteger o solo e assegurar o bem-estar das populações humanas” (BRASIL, 2012, art. 3° inciso II).

A delimitação das APPs abrange áreas urbanas e rurais e seguem os parâmetros locacionais e as dimensões determinados pelo art. 4º da Lei nº 12.651/2012 (BRASIL, 2012).

Considerando o contexto, avalie as afirmativas a seguir:

I. Engloba as margens e orlas de recursos hídricos naturais e as margens de reservatórios de água artificiais resultantes de barragens e represamentos de cursos d’água naturais.

II. Também são consideradas áreas de preservação permanente, as encostas com alta declividades; as restingas; os manguezais; as bordas de tabuleiros.

III. Topos de morros, montes, montanhas e serras que sigam as condições estabelecidas no inciso IX; e, as áreas em altitudes superiores à 1.000 m, para alguns tipos de vegetação.

Considerando o contexto apresentado, assinale a alternativa correta.

Escolha uma:

a. Apenas as afirmativas I e III estão corretas.

b. Apenas as afirmativas I e II estão corretas. Correto

c. Apenas as afirmativas II e III estão corretas.

d. Apenas a afirmativa II está correta.

e. As afirmativas I, II e III estão corretas.

Questão 2

Texto da questão

O diagnóstico urbano é uma compilação da análise de todas as informações pesquisadas e dos dados levantados. Podemos delimitar temáticas específicas que se inter-relacionam e que, nos permite criar um compendio com material gráfico e textual sobre os resultados encontrados.

Considerando o contexto, sintetizando as análises que são realizadas, avalie as afirmativas a seguir:

I. Definição do histórico no processo de urbanização da cidade, com atenção especial do entorno da área de intervenção.

II. Entendimento dos aspectos econômicos municipais e os aspectos demográficos que caracterizam a população local.

III. Análise criteriosa da legislação urbana que incide sobre a área, que deve se sobrepor a morfologia urbana e as características do ambiente natural e construído.

Considerando o contexto apresentado, assinale a alternativa correta.

Escolha uma:

a. Apenas as afirmativas I e II estão corretas. Correto

b. Apenas a afirmativa I está correta.

c. Apenas as afirmativas II e III estão corretas.

d. As afirmativas I, II e III estão corretas.

e. Apenas as afirmativas I e III estão corretas.

Perguntas interessantes