O termo "descobrimento" da América vem sido discutido pela historiografia contemporânea nas últimas décadas. Sabe-se que o termo se refere a uma perspectiva eurocêntrica, ou seja, a partir do ponto de vista dos Europeus. Os primeiros homens chegaram à América há cerca de 11.500 anos e com o passar do tempo, grandes civilizações se desenvolveram por toda a extensão do continente. São características comuns aos astecas, incas e maias: * 1 ponto Economia baseada no comércio marítimo com pequenas ilhas localizadas no Oceano Pacífico. Eram politeístas e acreditavam em deuses ligados à natureza. Foram dominados pelos espanhóis ao longo do século XVI. Formaram extensos e duradouros Impérios.
Soluções para a tarefa
Povos Pré-Colombianos
Os povos pré-colombianos mais importantes - Aztecas, Maias e Incas - desenvolveram todos Impérios. Embora o dos Aztecas fosse bastante extenso - compreendia, na sua máxima extensão, todo o México (exceto a Península de Yucatán), todos os restantes atuais países da América Central, todas as ilhas do Mar das Caraíbas e ainda a parte Sudeste dos atuais Estados Unidos (ainda em conquista quando os Espanhóis chegaram), assim como o dos Incas - uma grande parte dos atuais Argentina e Chile - o mesmo não se pode dizer do dos Maias, com uma grande parte subordinado aos Aztecas, e reduzido à Península de Yucatán.
Os Incas e Maias não tinham uma noção de mercado nem de economia. Já os Aztecas tinham uma economia baseada no comércio de produtos e no pagamento de impostos. Os impostos normalmente eram pagos pelos povos subordinados. O comércio era realizado entre os próprios Aztecas, e a moeda que teve maior duração foram os grãos de cacau.
Os Aztecas tinham uma religião politeísta, baseada na crença de divindades que representavam ou a origem do Universo e da vida na Terra (Quetzalcoátl - divindade em forma de serpente emplumada que teria criado a Terra e tudo o que nela existe; Xólotl - divindade metade cão metade humano com os pés ao contrário e outras malformações que teria criado os humanos e os cães), ou as forças e elementos da Natureza (Huitzilopochtli, ou Mexi - Sol e protetor dos Aztecas, por exemplo). Os Aztecas tinham uma Mitologia muito desenvolvida - para tudo existia uma explicação nas lendas.
Embora fosse menos desenvolvida, também as religiões dos Maias e Incas eram politeístas, com a crença em deuses que representavam as forças da Natureza.
Todos estes povos foram dominados pelos Espanhóis (Conquistadores) durante o século XVI. Começando com os Aztecas, foi uma conquista difícil, liderada por Hermán Cortés, entre 1519 e 1521, que incluiu cercos, alianças, destruição de cidades, morte de tlatoanis, lutas pelo poder, e que só terminou quando os Aztecas foram dizimados por uma epidemia de varíola e de tifo. A conquista do Império Maia foi uma consequência da conquista dos Aztecas: os Maias aliaram-se aos Conquistadores, com o objetivo de recuperar o território perdido. Porém, em vez disso acontecer, os Conquistadores tomaram o Império, com o argumento de, por se terem aliado, tinham direito a ficar com ele, em 1522. Relativamente ao Império Inca, quando Francisco Pizarro e os Conquistadores chegaram, os Incas estavam em Guerra Civil. Francisco Pizarro ganhou apoiantes Incas, e tornou-se Imperador, em 1532, tendo depois de apenas lutar contra os seus oponentes.
Assim, as opções certas são:
- Eram politeístas e acreditavam em deuses ligados à natureza.
- Foram dominados pelos espanhóis ao longo do século XVI.
Espero ter ajudado. Qualquer dúvida, escreve nos cometários que eu respondo.
Bons estudos!