O termo “darwinismo social” foi cunhado em 1879, em um contexto em que filósofos e cientistas se interrogavam a respeito do impacto político, social e ético da aplicação das teorias evolucionistas de Darwin sobre as sociedades humanas. As opções a seguir retratam corretamente princípios do darwinismo social, à exceção de uma. Assinale-a. a) A dinâmica da “luta pela vida e pela morte” é aplicada às comunidades humanas para justificar o predomínio de um grupo de indivíduos sobre outros. b) O conceito darwiniano de espécie é utilizado para o estudo de diferentes grupos humanos e etnias e embasa uma perspectiva evolucionista das sociedades. c) A desigualdade social é analisada mediante o conceito de “evolução por seleção natural do mais apto”. d) Os mecanismos biológicos que regulam o curso da natureza são os mesmos que Charles Darwin atribuiu à sociedade dos homens. e) A regra darwinista da competição e da sobrevivência do mais forte é aplicada às relações internacionais e alimenta um conceito agressivo de "interesses nacionais"
Soluções para a tarefa
Respondido por
7
O Darwinismo social coloca uma cultura como mais evoluída do que a outra e isso abriu margem para a expansão da Europa enquanto potência colonizadora, o que explica a ideia de um grupo sobrepondo o outro e marca a letra A como correta.
Nas teorias aplicadas pelo autor, vemos que o evolucionismo para o pesquisador se relacionava a evolução da sociedade e a divisão das menos desenvolvidas como primitivas e as soberanas sendo aquelas que detém a supremacia da evolução, focando na Europa como pilar do mundo.
Respondido por
1
Resposta:
A) a dinâmica da "luta pela vida e pela morte" é aplicada às comunidades humanas para justificar o predomínio de um grupo de indivíduos sobre outros.
Perguntas interessantes
Geografia,
5 meses atrás
Matemática,
5 meses atrás
Biologia,
6 meses atrás
Ed. Técnica,
6 meses atrás
Geografia,
11 meses atrás
Geografia,
11 meses atrás