O termo cultura de massa foi cunhado pelos filósofos e sociólogos da Escola de Frankfurt (considerados pensadores da teoria crítica): Theodor Adorno e Max Horkheimer. A ideia de cultura de massa perfaz uma noção de que existe um tipo de produção cultural industrial para satisfazer as necessidades de uma indústria capitalista, que vende os seus produtos culturais como se fossem algo que se compra em um supermercado. Nesse sentido, a indústria cultural apropria-se da arte e faz dela um subproduto produzido em massa para render lucros a uma indústria, que pode ser cinematográfica, televisiva, musical ou das artes plásticas. A cultura de massa é um objeto da indústria cultural. O conceito de cultura de massa diz respeito a uma cultura que não é autêntica. Segundo Walter Benjamin, filósofo e teórico literário alemão do século XX, a cultura tornou-se um elemento de mercado. Para Benjamin, o cinema e a fotografia representaram o ápice do desenvolvimento tecnológico que levou à cultura de massa. PORFÍRIO, Francisco. Cultura de massa. Disponível em: Acesso em: 02 ago. 2020. Conforme discutido, na atualidade, vivemos aquilo que pode ser chamado de Era Transestética, na qual vimos o triunfo da “arte para o mercado” e, com ela, o surgimento da cultura de massa. Pensando nesses conceitos, assinale a opção correta. Alternativas Alternativa 1: A cultura de massa surge como resposta à cultura erudita que ficava restrita a poucos, assim, sua função é promover a democratização do acesso à alta cultura. Alternativa 2: Na Era Transestética, a principal preocupação é fazer com que o consumidor tenha uma experiência estética que vai além do valor material do produto consumido. Alternativa 3: A indústria cultural é promovida sobretudo pelo Estado, que se apropria dos meios de produção para garantir maior acesso à arte para a população mais pobre. Alternativa 4: Na lógica da indústria cultural, os bens culturais são praticamente reduzidos ao mesmo status dos produtos expostos em um supermercado, obedecendo a lógica capitalista de gerar lucro. Alternativa 5: A produção em grande escala de bens culturais, os quais vêm a compor a chamada cultura de massa, não retira desses seu valor artístico, assim, a essência da arte é sempre preservada.
Soluções para a tarefa
Resposta: Alternativa 4
Explicação: Na lógica da indústria cultural, os bens culturais são praticamente reduzidos ao mesmo status dos produtos expostos em um supermercado, obedecendo a lógica capitalista de gerar lucro.
É correta a alternativa 4, de modo que, dentro do modelo da Indústria Cultural, a arte é afastada de seu potencial crítico, sendo toda arte fundamentalmente crítica vista como inviável, e valorizada por seu potencial de mercadoria.
Por causa disto, é comum que os críticos da cultura de massas, como Adorno e Horkheimer, descrevam estes produtos culturais como algo que é, quase que por natureza, inferior, já que não cumpre com o papel de permitir ao público refletir e julgar o valor daquilo que é por ela apresentado. Seria, mais ou menos, como uma concepção de uma arte "sem alma", ou sem conteúdo, que existe apenas no nível da superfície.