O termo burocracia empregado por Weber é utilizado para descrever um modelo organizacional ideal, eficiente em termos administrativos, e não no sentido pejorativo comumente utilizado hoje. Para Weber, o fundamento da burocracia seria a legitimidade da autoridade legal e não o tipo predominante até então baseado na tradição ou no carisma (DIAS, 2008, p. 78). DIAS, R. Sociologia das organizações. São Paulo: Atlas, 2008. De acordo com as discussões feitas na disciplina e o texto apresentado anteriormente, assinale a alternativa que corresponda às ideias centrais de Max Weber. Alternativas Alternativa 1: Para Weber, a burocracia é algo para dificultar a estrutura social. Alternativa 2: Weber compreende a burocracia como um tipo de legitimação, ao qual pode-se citar como exemplo as regras e a lei. Alternativa 3: A burocracia é fundamental na administração pública para que o serviço público não seja eficiente, proporcionando a qualquer indivíduo a sua execução. Alternativa 4: Burocracia é uma forma de manter o Estado e toda a estrutura estatal desorganizada, causando conflito entre os grupos sociais. Alternativa 5: É por meio da burocracia conceituada por Weber que é possível estabelecer os conflitos de classe entre proletários e burgueses.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Alternativa 2:
Weber compreende a burocracia como um tipo de legitimação, ao qual pode-se citar como exemplo as regras e a lei.
Explicação:
Para Weber, a burocracia moderna não é apenas uma forma avançada de organização administrativa, com base no método racional e científico, mas também uma forma de dominação legítima.
Os atributos que regem o funcionamento da burocracia sintetizam as formas de relações sociais das sociedades modernas.
Para Weber, a burocracia e a burocratização são processos inexoráveis, ou seja, inevitáveis e crescentes, presentes em qualquer tipo de organização, seja ela de natureza pública ou privada.
A organização burocrática é condição sine qua non ("sem o qual não pode existir")
Com base nas ideias de Weber, a Burocracia é uma prática legítima do Estado (o que vimos na alternativa 2).
Alternativa 2: Weber compreende a burocracia como um tipo de legitimação, ao qual pode-se citar como exemplo as regras e a lei.
Isso ocorre porque, na realidade, o Estado precisa elaborar normas capazes de regular as relações na sociedade. Nessa dimensão da realidade, a Burocracia é uma prática aceita por todas as parcelas da sociedade.
O tripé da Burocracia é baseado na presença dos seguintes aspectos:
- Formalidade - representa as normas e regras presentes necessárias para as práticas e relacionamentos internos;
- Profissionalismo - a padronização dos processos internos, por exemplo, é uma prática que demonstra preocupação com os seus clientes da organização;
- Impessoalidade - na prática, a atuação do trabalhador deve ser em prol da organização que ele trabalha.
Aprenda mais sobre o tema Burocracia em:
https://brainly.com.br/tarefa/14495098
Até logo!