Biologia, perguntado por amandadesilva45, 5 meses atrás

O termo biodiversidade (do grego bios = vida), também denominado diversidade biológica, pode ser entendido de várias formas, já que descreve ao mesmo tempo a variedade e a riqueza de todas as espécies (diversidade de espécies), a variedade dos genes contidos dentro de cada indivíduo de tais espécies (diversidade genética) e também a variedade de ecossistemas dentro de uma área, bioma ou do próprio planeta (diversidade de ecossistemas). A partir de 1986, após o Fórum Nacional sobre a Biodiversidade, ocorrido em Washington, em 1985, o termo e o conceito têm adquirido largo uso entre biólogos, ambientalistas, líderes políticos, artistas e cidadãos conscientizados no mundo todo. Este uso coincidiu com o aumento da preocupação com a extinção de milhares de formas de vida em todo o planeta, constatada a partir das últimas décadas do Século XX em diante. Sua importância está no fato de que é ela que sustenta o funcionamento dos ecossistemas e dos serviços ambientais que eles prestam. A perda de biodiversidade tem aumentado de forma alarmante (cerca de 8.700 espécies desaparecem por ano) e essa perda ameaça o fornecimento de bens e serviços dos quais a humanidade depende para a sua própria sobrevivência, uma vez que não só a economia mundial, mas também as necessidades básicas dos povos dependem de recursos biológicos. As principais ameaças à biodiversidade global são a destruição de habitats, a introdução de espécies exóticas e espécies invasoras, a poluição genética (técnicas de hibridização para aumentar o rendimento da agricultura e da pecuária; cultivos transgênicos), a exploração insustentável de recursos naturais (caça excessiva, desmatamento excessivo, má conservação do solo na agricultura e o comércio ilegal de animais silvestres), as mudanças climáticas (efeito estufa e aquecimento global) e a superpopulação humana.





Em conformidade com as informações dispostas no texto, o que é correto afirmar?

A)
A biodiversidade é importante para a manutenção do equilíbrio dos ecossistemas porque ela permite a substituição de espécies que foram extintas por outras formas de vidas capazes de exercer funções equivalentes às das espécies desaparecidas.

B)
Os biólogos, os ambientalistas, os líderes políticos, as ONGs e sociedade civil têm se preocupado cada vez mais com o uso inadequado e com a degradação de ecossistemas praticados por pesquisadores e cientistas, em nome da pesquisa científica na área da biomedicina e da agricultura sustentável.

C)
O homem, ao interferir e ao degradar os ecossistemas, provoca um desequilíbrio no meio ambiente, cujas consequências são graves e, muitas vezes, irreversíveis ao ponto de colocar em risco a sobrevivência da própria humanidade, uma vez que o homem depende dos recursos biológicos.

D)
Os cientistas, por longo tempo, defenderam a tese de que mudanças climáticas, como efeito estufa, aquecimento global, degelo das calotas polares, secas e invernos rigorosos eram causadas por fatores relacionados à intervenção nociva do homem sobre a natureza; todavia, estudos recentes provaram que tais intercorrências estão associadas à própria inconstância do universo.

E)
A preservação da biodiversidade existente em todo o planeta terra proporciona ao homem a garantia do futuro da humanidade, possibilitando que a exploração dos recursos naturais possa ser realizada livremente e sem restrições legais.

Soluções para a tarefa

Respondido por loukinhooz
0

Resposta:

c

Explicação:

considero a correta

Perguntas interessantes