O teórico alemão Karl Marx (1818-1883) definiu trabalho como a ferramenta com a qual o homem altera a natureza em seu benefício, a atividade fundadora da humanidade e de todo o contexto social. De acordo com Pires (1996) Na Europa, durante o século XIX, deu-se início à era industrial, com o crescimento significativo do emprego e de novas técnicas e materiais nas fábricas e manufaturas. Com isso, os trabalhadores perderam o “controle” que tinham sobre o processo de trabalho. O patrão, ou gerente, passou a controlar o ritmo, a jornada e o valor do trabalho. Com base no texto explicitado responda:
A) Esse controle do trabalho estava baseado na Teoria da Administração Científica, também conhecida como Bertalaffyneriano (relacionado com o seu idealizador Frederick W. Bertalanffy).
B) Esse controle do trabalho estava baseado na Teoria da Administração Científica, também conhecida como Taylorismo (relacionado com o seu idealizador Frederick W. Taylor).
C) Esse controle do trabalho estava baseado na Teoria da Administração Científica, também conhecida como Ludwigneriano (relacionado com o seu idealizador Ludwig von Bertalanffy).
D) Esse controle do trabalho estava baseado na Teoria da Administração Científica, também conhecida como Karlmarxriano (relacionado com o seu idealizador Karl Marx ).
E) Esse controle do trabalho estava baseado na Teoria da Administração Científica, também conhecida como Flexineriano (relacionado com o seu idealizador Frederick W. Flexiner).
Soluções para a tarefa
Resposta:
Alternativa B Taylorismo
Explicação:
O controle de trabalho utilizado no contexto social do século XIX é o Taylorismo, que se baseava numa maneira de realizar de forma mais eficaz o seu trabalho. Por isso a alternativa correta é a letra B.
Taylorismo como modelo gestão científica
O Taylorismo é considerado como um modelo da gestão científica, que se baseia na ideia de que "há uma melhor maneira de realizar qualquer tarefa". Taylor acreditava que dividindo os trabalhos em suas partes componentes e analisando a melhor maneira de executar cada tarefa, a produtividade poderia ser aumentada.
Ele também acreditava que os trabalhadores deveriam ser pagos de acordo com seu desempenho, ao invés de um salário fixo, a fim de motivá-los a trabalhar mais intensamente. Apesar de suas falhas, o Taylorismo teve um impacto duradouro no local de trabalho, com muitos de seus princípios ainda relevantes no local de trabalho de hoje.
Para saber mais sobre o Taylorismo, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/6089987
#SPJ2