O teor limite de ferro em águas de abastecimento público é 0,3 ppm. Este limite é estabelecido muito mais em função do sabor ruim e de problemas estéticos que o ferro acarreta, pois a necessidade do organismo humano é de até 19 mg de ferro por dia.
Oxida-se facilmente em ambientes oxidantes como o ar dando origem ao hidróxido férrico, que é insolúvel e se precipita, acarretando cor forte à água.
Desta forma, águas com alto conteúdo de ferro, ao saírem do poço são incolores, mas ao entrarem em contato com o oxigênio do ar ficam amareladas, com aparência desagradável. O ferro como o manganês (sistematicamente está presente junto com o ferro), ao se oxidarem, precipitam sobre as louças sanitárias, azulejos, roupas, causando manchas.
Supondo que uma pessoa deseja suprir sua necessidade diária de ferro apenas pela ingestão de água com a concentração citada, o volume aproximado de água a ser ingerido será:
A) 16 Litros
B) 36 Litros
C) O volume contido em 18 copos de 250 ml
D) 63,3
E) O volume contido em 15 garrafas de 1,5 litros
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta:
d) 63,3 litros
Explicação:
O teor limite de ferro em águas de abastecimento público é 0,3 ppm de Fe = 0,3 mg/kg. Isto é 0,3 mg de Fe para cada 1 kg de água.
Sendo 1 kg de água = 1 L de água.
O organismo humano precisa de até 19 mg de ferro por dia.
Calculando pela regra de três, temos:
0,3 mg de Fe ------ 1 L de água
19 mg de Fe ------- X
X = (19 * 1) / 0,3
X = 63,3 L (opção d)
Perguntas interessantes