O tempo de Einstein e o Princípio da Relatividade Paul Langevin imaginou uma situação com dois gêmeos idênticos: um ficava na Terra enquanto o outro fazia uma viagem espacial de ida e volta durante, por exemplo, 10 anos do seu tempo (próprio), isto é, o tempo medido no referencial do viajante. Quando volta à Terra, verifica que seu gêmeo está quase 58 anos mais velho se a velocidade relativa durante a viagem tiver sido v = 0,985 c, quase 99% da velocidade da luz no vácuo. A diferença entre as idades de cada irmão ocorre devido ao fato de ( ) a luz possuir velocidade invariante. ( ) a luz se comportar como partícula. ( ) a luz ser uma onda eletromagnética. ( ) o espaço ser absoluto. ( ) o tempo ser absoluto.
Soluções para a tarefa
A diferença entre as idades ocorre pelo fato da velocidade da luz ser invariável.
Vamos analisar cada uma das afirmativas, individualmente:
a) Correta. A velocidade da luz é uma das poucas grandezas invariantes na Relatividade Geral de Einstein. Pelo fato dela não variar ocorre uma dilatação temporal entre os dois gêmeos, por um deles se mover muito próximo a ela.
Essa dilatação é a responsável pela notória diferença de idade entre os irmãos no término da viagem espacial de um deles.
b) Incorreta. A dualidade onda-partícula da luz não influencia no processo de dilatação temporal.
c) Incorreta. Mesmo caso da letra b).
d) Incorreta. O espaço é sempre determinado em relação a algum referencial.
e) Incorreta. Essa situação exemplifica justamente o fato do tempo ser relativo ao referencial adotado.
Você pode aprender mais sobre Relatividade aqui: https://brainly.com.br/tarefa/19403153