Psicologia, perguntado por anallyce20731, 11 meses atrás

O tema é desenvolvimento afetivo emocional, sob a perspectiva de Freud. Como orientação de estudo perceber: • Trata-se de uma proposta universal ou não • Como o autor expõe suas conclusões: pauta-se em diferenças culturais, etárias, sociais...

Soluções para a tarefa

Respondido por RodrigoHipnologo
0

*Trata-se de uma proposta universal sim, pois não leva em consideração as diferenças sócio cultural.

*A proposta objetiva do autor é expor e explicar uma teoria a respeito de uma energia que ele chama de libido ou energia sexual, que esta energia impulsiona o a construção da personalidade da criança gradativamente em fases especificas.

*Ele leva em conta apenas diferenças em faixas etárias pois didaticamente ele define e separa as fases em grupos divididos por faixas de idade, em sequencia e segmentadas.

*segmentadas assim:

**Fase oral: de 0 a 18 meses. O foco de prazer é a boca – chupar, beijar, morder.

**Fase anal: de 18 meses a 3 anos de idade. O foco de prazer é o ânus – reter e expulsar.

**Fase fálica: de 3 a 6 anos de idade. O centro do prazer está concentrado nos genitais.

**Período de de latência: de 7 a 12 anos. Durante este período, Freud supôs que a pulsão sexual era suprimida a serviço da aprendizagem para facilitar uma integração cultural do sujeito com o seu entorno.

**Fase genital: De 12 anos em diante. Representa a aparição da pulsão sexual na adolescência, dirigida mais especificamente para as relações sexuais.

**O que esta implícito em cada fase é: busca de gratificação (satisfação de um prazer) nas zonas erógenas do corpo, cuja importância depende da idade.

**A conquista básica é a satisfação de ter realizados suas fantasias e concluir a etapa do desenvolvimento sem nenhuma fixação.

**Sobre a conquista e não conquista: A gratificação excessiva nessas etapas ou a frustração repentina de alguma delas fará com que certos tipos de personalidade se desenvolvam, o que pode gerar a fixação na fase especifica e prejudicando a vida adulta que em certas circunstancias podem fazer o individuo regredir a fase da fixação

Perguntas interessantes