Português, perguntado por Seans, 1 ano atrás

O tema do ''Sermão do bom ladrão ainda é atual? Por quê?

Soluções para a tarefa

Respondido por nathaliaoliveira28
39
Sermão do Bom Ladrão, foi escrito em 1655, pelo Padre Antônio Vieira. Ele proferiu este sermão na Igreja da Misericórdia de Lisboa (Conceição Velha), perante D. João IV e sua corte. Lá também estavam os maiores dignitários do reino, juízes, ministros e conselheiros.

Observa-se que em num lance profético que mostra o seu profundo entendimento sobre os problemas do Brasil – ele ataca e critica aqueles que se valiam da máquina pública para enriquecer ilicitamente.

Ou seja, fala sobre os problemas de corrupção na política que vivemos atualmente.

Seans: Mas em que sentido torna o tema atual?
nathaliaoliveira28: Quando o tema acima foi escrito a muito tempo atrás, o autor falava sobre pessoas que queriam enriquecer às custas do povo, e é isso que vivemos hoje com a corrupção política atual... A lava jato é um exemplo disso...
Seans: Obrigado!
Respondido por andialex
0

O tema do ''Sermão do bom ladrão" ainda é atual, pois quando consideramos as observações sobre os significativos escândalos de corrupção que surgiram nos últimos anos e culminaram em condenações de políticos, podemos ver o quão relevante ainda é. Mesmo após esses incidentes, figuras públicas continuam a se envolver em escândalos em graus variados.

Sermão do Bom Ladrão

O Padre Antônio Vieira escreveu o Sermão do Bom Ladrão em 1655. Na frente de D. João IV e sua corte, pregou na Igreja da Misericórdia de Lisboa. Os funcionários de mais alto escalão do reino, bem como juízes, ministros e conselheiros estavam lá.

Notou-se que, em uma ação profética que demonstra sua profunda consciência dos problemas do Brasil, ele critica e confronta aqueles que abusaram do sistema público para lucrar injustamente. Em outras palavras, ele discute os problemas com a corrupção política que estamos enfrentando agora.

Saiba mais sobre o Padre Antônio Vieira em: https://brainly.com.br/tarefa/6084485

#SPJ2

Perguntas interessantes