Contabilidade, perguntado por leocardosoolivera, 9 meses atrás

O tema dessa semana é a inflação? Em que consiste? Como é medida? Quais os tipos de inflação? O que é inflação inercial e porque essa interpretação teve tamanha importância no Brasil dos anos 80? Qual a relação da inflação inercial com o congelamento de preços? Quais as consequências do congelamento de preços?

Soluções para a tarefa

Respondido por admraiz
3

Resposta:

O termo serve para caracterizar a alta nos preços que ocorrem na sociedade. Isso significa um custo de vida maior tanto para quem consome, como também para a empresa. Entende-se que, por natureza, a inflação não deva significar algo prejudicial à sociedade, já que se espera ao mesmo tempo do seu crescimento, que a condição salarial das pessoas envolvidas a acompanhe. Ela só é compreendida como nociva quando os seus níveis aumentam muito em um tempo muito pequeno, já que nenhum ajuste de salário do trabalhador o acompanhará. Com a diminuição de quanto o consumidor consegue gastar, o mercado também costuma esfriar, gerando um achatamento no crescimento da economia em si.

Ela é medida através de cálculos que costumam comparar com períodos anteriores. Eles são baseados com inúmeras pesquisas, tanto em residência, como dos produtos que chegam ao consumidor final, sendo alguns deles considerados com maior "peso" na avaliação da inflação.

Inflação por demanda: Ocorre quando a procura por determinado produto sofre uma crescente por sua aquisição, sendo assim, o seu preço é aumentado para balancear com a economia.

Inflação de custo: Como o próprio nome diz, ela vai acontecer derivada do aumento de algum dos custos de produção. Seja a matéria-prima. salário dos colaboradores, aumento no preço da energia, combustível e etc.

Inflação estrutural: Incide na falta de infraestrutura oferecida por determinada sociedade, bem como a pouca competência para suprir o necessário. Havendo um maior rigor na oferta dos bens e serviços.

Inflação Inercial: Um tipo de inflação contínua, que apesar de não ser explosiva, costuma aumentar de um período para o outro, e é isso que a difere da inflação comum (que costuma estar abaixo dos 10%), a Inercial pode ultrapassá-la justamente por crescer exponencialmente, ainda que num ritmo desacelerado. Existem alguns métodos que visam o interrompimento da Inflação Inercial, visando controlá-la de algum modo. Entre eles o "choque heterodoxo", que consiste num congelamento de preços e a indexação, que foi base para o Plano Real.

Explicação:

Perguntas interessantes