O tema da revolução socialista em Marx é central em suas análises. Segundo o autor, a revolução "não podia ter significado prático antes que existissem as condições materiais para a sua concretização. Isto é, o comunismo devia necessariamente ser posterior ao capitalismo, que dera origem a uma nova classe operária, destinada, pela primeira vez, a acabar com todas as divisões de classe, já que representava não uma forma alternativa de propriedade, mas a alienação com relação a toda e qualquer propriedade. A ascenção do proletariado ao poder haveria de constituir uma transformação tanto moral quanto social (...)" (BOTTOMORE, T. O dicionário do pensamento marxista. 2001, p.327).
Realizando uma atualização da teoria do autor, quais elementos das experiências do Socialismo ao longo da história, podemos destacar como entraves para o processo de transformação social?
A) Falta de mecanismos de poder popular direto, desburocratização dos serviços públicos e privatização dos meios de produção.
B) Burocratização, priorização dos elementos políticos e sociais em detrimento dos econômicos e falta de mecanismos de poder popular.
C) Liberalismo, privatização dos meios de produção e autoritarismo dos governos socialistas da América Latina na contemporaneidade.
D) Socialização dos meios de produção, poder popular, os soviets, e a participação do povo de forma direta na vida pública.
E) Liberalismo, burocratização dos cargos públicos com indícios de corrupção, além da priorização de politicas sociais de Estado.
( LETRA B CORRIGIDA PELO AVA )
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
LETRA B CORRIGIDA PELO AVA
Perguntas interessantes
Matemática,
6 meses atrás
Matemática,
6 meses atrás
Matemática,
6 meses atrás
Física,
6 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
História,
11 meses atrás