Ed. Física, perguntado por euodeiocom, 6 meses atrás

O tema da epistemologia tem sido extremamente debatido na educação física brasileira desde a década de 1980, mais especificamente, quando pensamos esse debate em sua relação com as questões políticas, sociais e culturais que perpassavam a sociedade brasileira da segunda metade do século XX. Desse modo, é evidente que a discussão epistemológica sobre a validade do conhecimento produzido na área tornou-se um campo de disputas e de intensos debates nos cursos de formação de professores e nos periódicos científicos da educação física (FURTADO; BORGES, 2018). Sobre pedagogias progressistas, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: FURTADO, Renan Santos; BORGES, Carlos Nazareno Ferreira. Educação Física Brasileira entre 1980 e 1995: novos olhares sobre a produção do conhecimento. Filosofia e Educação, Campinas, v. 10, n. 3, p. 506-535, 1 dez. 2018. Disponível em: file:///C:/Users/User5/Downloads/8651719-Texto%20do%20artigo-47305-1-10-20190116.pdf. Acesso em: 1º set. 2021.
A) Os professores de educação física na pedagogia progressista que se pós-graduaram em Educação a partir do final dos anos 1980, começaram a não aceitar e rejeitar as influências da concepção biomédica, a hegemonia do esporte.
B) A Educação Física na pedagogia progressista passa do foco no caráter unicamente esportivo, iniciando com características de nível social, histórico e crítico.
C) A pedagogia progressista prevaleceu na década de 1980. Com o objetivo de melhorar a condição de vida dos brasileiros, as autoridades determinaram a vinda dos médicos com uma função de alterar os hábitos de saúde e higiene da população.
D) Os domínios psicomotor, cognitivo e afetivo não são vistos de uma forma globalizada, visando à expressividade corporal do aluno dentro de uma formação crítica.


euodeiocom: ???

Soluções para a tarefa

Respondido por viniciusrm19
2

As pedagogias progressistas tem sido essenciais para o desenvolvimento de novas abordagens na Educação Física, como uma forma de correlacionar à níveis históricos, críticos e sociais (Alternativa B).

A partir do entendimento de que os seres humanos são seres biopsicossociais, a Educação Física passa a ser direcionada pelo viés progressista, no sentido de se proporcionar um atendimento mais qualificado à população.

Perguntas interessantes