O tecido nervoso é constituído de neurônios e gliócitos, os quais apresentam uma forte relação entre si. Explique de que maneira essas células se relacionam na realização das funções do tecido nervoso.
Soluções para a tarefa
Resposta:
O tecido nervoso é sensível a vários tipos de estímulos que se originam de fora ou do interior do organismo. Ao ser estimulado, esse tecido torna-se capaz de conduzir os impulsos nervosos de maneira rápida e, às vezes, por distâncias relativamente grandes. Trata-se de um dos tecidos mais especializados do organismo animal.
Os neurônios são células responsáveis pelos impulsos nervosos, altamente especializadas, dotadas de um corpo celular e numerosos prolongamentos citoplasmáticos, denominados neurofibras ou fibras nervosas.
Os gliócitos possuem a função de envolver e nutrir os neurônios, mantendo-os unidos. Os principais tipos de células desta natureza são os astrócitos, oligodendrócitos, micróglias e células de Schwann.
As células da Glia, ou gliócitos, são células que auxiliam os neurônios, oferecendo nutrição, proteção e suporte. Assim, essas células atuam em conjunto para possibilitam a transmissão de impulsos nervosos.
Neurônios e gliócitos
Os gliócitos consistem em células do sistema nervoso, também conhecidas como células da Glia. Elas podem ser de variados tipos: astrócitos, oligodendrócitos, micróglias e células de Schwann. Assim, elas possuem como função oferecer nutrientes aos neurônios, protegê-los contra agentes externos, bem como facilitar a condução de impulsos nervosos.
Os neurônios são as principais células do sistema nervoso, sendo responsável por transmitir as informações geradas pelo sistema nervoso central e receber os estímulos provenientes de receptores.
Outra questão sobre gliócitos:
https://brainly.com.br/tarefa/14184592
#SPJ3