O tecido linfático associado ao trato gastrointestinal (GALT) pode apresentar aglomerados linfoide (as placas de Peyer) em que topografia anatômica?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Intestino delgado na membrana mucosa do íleo
Explicação:
As placas de Peyer ou conglomerados linfonodulares ileais são agregados de nódulos linfáticos que constituem um componente principal do tecido linfático associado ao intestino (GALT) e são particularmente grandes no íleo, onde se encontram, principalmente, na parte do intestino oposta ao mesentério (borda antimesentérica intestinal). São tecidos ovalados e densos localizados na membrana mucosa do intestino, formando áreas alongadas, e a sua superfície está livre das vilosidades e depressões (glândulas Lieberkühn) que caracterizam a parede intestinal.
O GALT pode apresentar placas de Peyer na mucosa da porção final do intestino delgado, denominada de íleo.
Placas de Peyer
As placas de Peyer consistem em aglomerados de nódulos constituídos por tecido linfoide, os quais fazem parte do tecido linfático associado ao trato gastrointestinal (GALT). Elas estão presentes na membrana mucosa da porção final do intestino delgada, chamada de íleo.
Essas placas, portanto, apresentam células do sistema imunológico humano, as quais estão presentes nessa topografia com a finalidade de combater patógenos ou agentes externos que possam adentrar o trato gastrointestinal humano, como vírus e bactérias.
Outra questão sobre GALT:
https://brainly.com.br/tarefa/52483933
#SPJ2