O tecido epitelial pode ser classificado de várias formas, pode ser agrupado por exemplo de acordo com a sua função, de revestimento ou secreção. Já o tecido epitelial que formam as glândulas do corpo pode ser classificado também de acordo com vários critérios, quanto ao número de células por exemplo, quanto ao tipo de secreção etc. Com base no tema do texto acima, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa INCORRETA
Soluções para a tarefa
Resposta:
As glândulas são agrupamentos ou não de células especializadas na produção de secreções.
Alternativa 2:
A tireoide é um exemplo de glândula endócrina pois a secreção dessa glândula é liberada para os vasos sanguíneos.
Alternativa 3:
As glândulas salivares parótidas é um exemplo de glândula endócrina já que a sua secreção é liberada diretamente na cavidade oral.
Alternativa 4:
Glândulas sudoríparas são exemplos de glândula exócrina pois este tipo de glândula mantem a comunicação com o epitélio por meio de um ducto ou canal, que permite a liberação da secreção.
Alternativa 5:
A paratireoide é um exemplo de glândula endócrina já que a mesma não possui uma comunicação com o epitélio por meio de um ducto ou canal. Portanto a secreção dessa glândula é liberada para os vasos sanguíneos.
Explicação: resposta alternativa 5
Resposta:
Incorreta: Alternativa 3
Explicação:
As glândulas salivares são exócrinas e não são endócrinas, conforme afirma a alternativa.
As glândulas salivares são responsáveis por produzir a saliva que é lançada em nossa boca. Essa substância é essencial para o processo de digestão e também para garantir a nossa saúde bucal.
→ Características das glândulas salivares
As glândulas salivares são exócrinas, que lançam sua secreção na cavidade do corpo. Elas apresentam uma porção secretora, responsável por produzir os componentes da saliva, e uma porção condutora, responsável por conduzir a saliva até a cavidade bucal.
E, as glândulas Parótidas: estão localizadas dos dois lados da nossa face, logo abaixo e à frente de nossas orelhas. Elas possuem um formato achatado, sua porção secretora é formada exclusivamente por células serosas e sua secreção é liberada próximo ao segundo molar superior. As glândulas parótidas são responsáveis por cerca de 30% de toda a saliva produzida.