Biologia, perguntado por paulatomas1937, 9 meses atrás

o tecido epitelial e classificado com tecido de revestimento e tecido glandular. cite a funcao de cada um para o corpo humano e 2 exemplos de onde podem vir a ocorrer no sistema humano cada um deles

Soluções para a tarefa

Respondido por kauane11
4

O tecido epitelial é formado por células justapostas, ou seja, que estão intimamente unidas umas às outras através de junções intercelulares ou proteínas integrais da membrana.

Funções do Tecido Epitelial

A principal função do tecido epitelial é revestir a superfície externa do corpo, as cavidades corporais internas e os órgãos. Ele também apresenta função secretora.

São funções do tecido epitelial:

Proteção e revestimento (pele);

Secreção (estômago);

Secreção e absorção (intestino);

Impermeabilização (bexiga urinária).

Tecido epitelial de revestimento

Os epitélios são constituídos por uma ou mais camadas de células com diferentes formas, com pouco ou quase nenhum fluido intersticial (substância entre as células) e vasos entre elas. Porém, todo epitélio está situado sobre uma malha glicoproteica denominada lâmina basal, que tem a função de promover a troca de nutrientes entre o tecido epitelial e o tecido conjuntivo adjacente.

De acordo com as camadas celulares, os epitélios podem ser classificados em:

Epitélio Simples: são formados por uma única camada de células;

Epitélio Estratificado: possuem mais de uma camada de células;

Epitélio Pseudo-Estratificado: são formados por uma única camada de células, mas possui células de com alturas diferentes, dando a impressão de ser estratificado.

Tecido epitelial glandular

As células do tecido epitelial glandular possuem as mesmas características do epitélio de revestimento, no entanto, ao contrário delas raramente são encontradas em camadas.Portanto, suas células são muito unidas e geralmente dispostas em um única camada. Os epitélios glandulares são tecidos com função secretora, que constituem órgãos especializados chamados glândulas.As células epiteliais secretoras são capazes de sintetizar moléculas, a partir de moléculas precursoras menores, ou modificá-las. As células de secreção também podem estar isoladas entre as células do epitélio de revestimento, ou formando esse epitélio. Por exemplo, revestindo a cavidade do estômago ou parte do aparelho respiratório.

Perguntas interessantes