o tecido conjuntivo agrupa grande variedade de tecidos com diferente funçoes todos eles tem uma caracteristica em comum qual é acaracteristica em comum?
Soluções para a tarefa
2. Funções do Tecido Conjuntivo
O tecido conjuntivo relaciona-se principalmente com as seguintes funções:
- Sustentação e preenchimento: eles constituem as cápsulas de revestimento externo de muitos órgãos, como o fígado e os rins. Formam também as tramas internas que sustentam as células desses órgãos.
- Defesa orgânica: muitas células de defesa contra infecções fazem parte dos tecidos conjuntivos, ativas no combate a microorganismos causadores de infecções. Algumas dessas células possuem capacidade fagocitária e destroem os invasores graças à ação das enzimas de seus lisossomos. Outras células são produtoras de anticorpos, moléculas ativas contra uma grande variedade de agentes infecciosos, como vírus e bactérias.
- Nutrição: muitos órgãos do corpo apresentam células dispostas em camadas, e muitas delas encontram-se apoiadas sobre um tecido conjuntivo, do qual recebem oxigênio e nutrientes. A epiderme da pele, por exemplo, não é vascularizada, mas acha-se apoiada sobre a derme, um tecido conjuntivo altamente vascularizado de onde partem substâncias que nutrem as células da epiderme.
3. Tipos de Fibras dos Tecidos Conjuntivos
- Colágeno: as fibras colágenas são esbranquiçadas, e suas moléculas estão dispostas paralelas umas às outras. O colágeno representa cerca de 30% do total de proteínas do corpo humano.
- Fibras elásticas: fibras protéicas mais delgadas que o colágeno, muito ramificadas e formam malhas irregulares. Seu principal componente é a proteína elastina.
- Fibras reticulares: são fibras delicadas, dispostas em rede. São encontradas abundantemente nas tramas internas de numerosos órgãos, como o baço e os gânglios linfáticos. Também são encontradas nas cápsulas externas dos órgãos.
4. Células do Tecido Conjuntivo
- Fibroblastos: responsáveis pela produção das fibras protéicas e da substância amorfa, que ocupam o interstício dos tecidos conjuntivos. Nos indivíduos adultos, os fibroblastos dividem-se pouco, exceto em casos de lesão do tecido conjuntivo, quando entram em mitose e participam da reparação dessa lesão.
- Macrófagos: células grandes, ricas em lisossomos e com grande capacidade de realizar fagocitose. Participam do combate aos agentes infecciosos e da remoção de restos de tecidos lesados. Movimentam-se graças à emissão de pseudópodos ("movimento amebóide").
- Mastócitos: células grandes e globosas, com núcleo grande e central, e citoplasma repleto de grânulos que contêm histamina, substância responsável pelas manifestações alérgicas, e heparina, de ação anticoagulante.
- Plasmócitos: células de aspecto ovóide. Apresentam ergastoplasma desenvolvido, o que se associa com sua principal função: a produção de anticorpos.
- Adipócitos: células cujo citoplasma é quase totalmente ocupado por gotículas de gordura.
5. Tipos de Tecidos Conjuntivos
Os diversos tipos de tecidos conjuntivos diferenciam-se pela quantidade e pelo tipo de células e de fibras protéicas, além de estarem associados a diversas funções especiais:
- Tecido conjuntivo propriamente dito: preenche espaços entre as células dos diferentes órgãos do corpo, mantendo sua arquitetura. Formam os ligamentos e os tendões.
- Tecido adiposo: constitui importante reserva energética, além de atuar como isolante térmico e como amortecedor de choques ao redor de alguns órgãos, como os rins.
- Tecido hematopoético (ou hemocitopoético): localiza-se na medula dos ossos e são o local de produção das células do sangue. Trata-se da medula óssea vermelha.
Apesar de sua consistência líquida, o sangue também se constitui em um tipo especial de tecido conjuntivo. Em função de suas características bastante peculiares, será estudado em um setor à parte.
- Tecido cartilaginoso: possui consistência rígida e elástica