"O teatro e a crônica de Nelson Rodrigues são uma ressonância magnética da alma humana. Sua arte desnuda o homem — não só o rico, não só o de classe de média e não só o pobre. Daí certo desagrado de alguns com os “excessos” de sua arte. Apreciamos a arte degradar aquilo que não somos, ou ao menos achamos que não somos. Nelson Rodrigues pegava todo mundo, ninguém lhe escapava. A classe média é uma de suas, digamos, “vítimas” preferenciais. Porque, embora moralista ao extremo, não é tão diferente dos pobres e dos ricos (aliás, pobres e ricos têm uma moralidade similar, mais flexível do que a da classe média). A classe média é assim: ama as aparências e, portanto, esconde o que se passa entre quatro paredes — daí lota os consultórios de psiquiatras e psicanalistas (outras quatro paredes). Sua ansiedade é que quer ser o que não é, ou, na prática, o que não existe — o ser humano maravilhoso que não existe nem nos contos de fada. A média é a classe que tem vergonha de tudo — embora seja tão desavergonhada quanto as demais (por isso faz quase tudo escondido) — e condena, com extremo rigor, a “imoralidade” alheia."
Segundo o texto é correto afirmar que:
a) Nelson Rodrigues fazia arte em relação a seletivas classes sociais
b)Nelson Rodrigues achava o rico cruel e pançudo
c) Nelson Rodrigues tinha preferência em criticar o ser humano maravilhoso que não existia
d) Nelson Rodrigues desagradava alguns com excessos.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Olá!
Diante do texto evidenciado, podemos compreender de forma correta que: Nelson Rodrigues trabalhava de forma irreverente, além de característica, por não fazer diferenciações entre os públicos, e ainda, sem realizar distinções sociais entre os mesmos, tratando a todos de maneira igualitária.
Sendo assim, podemos identificar como correta a seguinte alternativa: d) Nelson Rodrigues desagradava alguns com excessos.
Perguntas interessantes
Matemática,
8 meses atrás
Informática,
8 meses atrás
História,
8 meses atrás
Geografia,
11 meses atrás
Geografia,
1 ano atrás