O SUS obedece aos princípios da universalidade, equidade e integralidade, que consiste na cobertura universal do sistema a todos os usuários, sem discriminação no que se refere às características sociais, econômicas ou pessoais, visando garantir a prevenção, promoção e recuperação da saúde dos usuários.
GANAZA, K. L. T., et al. Percepção e conscientização de universitários sobre o Sistema Único de Saúde. Revista Saúde e Pesquisa, v. 10, n. 3, p. 519-530, 2017.
Durante a disciplina, vimos que o Sistema Único de Saúde (SUS) propõe a estratégia de Redes de Atenção em Saúde (RAS) com o objetivo de operacionalizar todos os seus princípios, especialmente o da integralidade no cuidado à saúde.
Com base neste conhecimento, escreva um texto dissertativo que:
(1) Explique o que são as Redes de Atenção em Saúde (RAS);
(2) Descreva os três elementos que constituem as RAS (população; estrutura operacional; e modelo de atenção à saúde).
Seu texto deve contemplar os dois itens listados acima e ter no mínimo 10 e no máximo 20 linhas.
Para construir sua resposta, recomendamos a leitura da segunda unidade do livro didático de Saúde Coletiva.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1 ) As redes ou sistemas de atenção à saúde (RAS) constituem “arranjos organizativos de ações e serviços de saúde, de diferentes densidades tecnológicas, que integradas por meio de sistemas de apoio técnico, logístico e de gestão, buscam garantir a integralidade do cuidado”.
2) A população/região de saúde definidas: que é colocada sob a responsabilidade sanitária e econômica de uma rede de atenção onde é preciso estabelecer as necessidades de saúde da mesma segundo seus riscos além de implementar e avaliar as intervenções sanitárias promovendo o cuidado a fim de preservar, recuperar e melhorar a saúde das pessoas e da comunidade viabilizando a operacionalidade do sistema.
A estrutura operacional: é constituída pelos nós das redes e pelas ligações materiais e imateriais que comunicam esses diferentes nós de atenção à saúde, ou seja, lugares institucionais onde se ofertam serviços de saúde e pelas ligações que os comunicam.
O modelo de atenção à saúde: organiza o funcionamento das redes de atenção, articulando as relações entre as populações por riscos, os focos das intervenções do sistema de atenção à saúde e os diferentes tipos de intervenções sanitárias, definidos em função da situação de saúde, demográfica, epidemiológica e dos determinantes sociais da saúde, vigentes em determinado tempo e em determinada sociedade.
Explicação: