o surrealismo configurou-se como uma das vanguardas artísticas europeias do início do século XX. René Magritte, pintor belga, apresenta elementos dessa vanguarda em suas produções.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Alternativa correta: a) justaposição de elementos díspares, observada na imagem do homem no espelho.
Explicação:
a) CORRETA. O Surrealismo foi um movimento artístico que buscava trazer cenários “absurdos”, valorizando o universo onírico (dos sonhos) e com embasamento também na psicanálise de Freud. Portanto, compor elementos díspares, como a imagem ilógica do homem refletido de costas no espelho, traduz as bases dessa vanguarda europeia.
b) ERRADA. O termo “passadismo” significa conservadorismo, saudosismo. Aqui, não há crítica ao passado e sim um caráter ilógico na imagem irreal do homem refletido no espelho.
c) ERRADA. A preocupação com a perspectiva não foi um traço do Surrealismo. Além disso, a sobreposição de planos visuais não é o que necessariamente constrói a noção de perspectiva.
d) ERRADA. O chamado “automatismo psíquico” foi uma técnica utilizada pelos surrealistas na produção de suas obras. Consiste em deixar o inconsciente livre para expressar-se, elaborando obras mais espontâneas e “automáticas” do ponto de vista psicológico.
Não é essa característica que observamos na tela de Magritte. O que podemos ver na imagem, e que é um traço marcante do movimento artístico, é o caráter ilógico.
e) ERRADA.O recurso da colagem foi um traço marcante na vanguarda europeia conhecida como Cubismo, e não no Surrealismo. Ademais, a tela Reprodução Proibida não exibe tal técnica.