Biologia, perguntado por mariarodrigues52, 7 meses atrás

O surgimento e o desenvolvimento do sistema produtivo capitalista fez surgir dois fenômenos dos mais expressivos na história da humanidade: a industrialização e a urbanização, os quais se articulam contribuindo tanto para melhorar como para piorar a qualidade de vida no planeta.Um dos aspectos mais nefastos, sem dúvida, é a degradação ambiental, sendo um dos principais agentes a liberação de na atmosfera. O monóxido de carbono é um gás inodoro, incolor e venenoso, produzido pela combustão incompleta de madeira, óleo e gasolina. Nas cidades, esse gás é o principal poluente devido à circulação de veículos automotivos e ao funcionamento de indústrias, que utilizam o carvão e o petróleo.Também nas zonas rurais, as queimadas liberam imensa quantidade de para a atmosfera. Quando o nível desse gás é muito alto, em ambientes fechados, podem ser provocadas náuseas, tonturas, levando, eventualmente, indivíduos à morte. Essas características do monóxido de carbono mostram o quanto o processo de urbanização – que incluiu o desenvolvimento da industrialização – interferiu negativamente na qualidade de vida do planeta. Por “planeta” entenda-se o homem, os animais, as plantas; os seres vivos em geral. O texto apresenta o como substância prejudicial. Sobre ele, pode-se afirmar que * 0 pontos a) o CO, juntamente com o , é responsável pela destruição dos alvéolos pulmonares, provocando enfisemas nos indivíduos expostos a esses gases. b) o monóxido de carbono que passa para o sangue combina-se com a hemoglobina, formando uma ligação estável que impossibilita o transporte de . c) o acúmulo de no meio ambiente provoca o efeito estufa, o qual impede a passagem da radiação solar. d) o monóxido de carbono absorvido pelo organismo acumula-se gradativamente, acarretando doenças ósseas e lesões no sistema nervoso. e) o destrói as mitocôndrias celulares e, consequentemente, as bombas de e são bloqueadas.

Soluções para a tarefa

Respondido por warrah
12

Resposta:

Letra B

Explicação:

O monóxido de carbono (CO), entra rapidamente no sangue e liga-se na hemoglobina formando uma ligação estável e mais forte que o O₂ (200 vezes mais forte especificamente) (Hb + CO ↔ HbCO), logo o indivíduo ficará com menos hemoglobinas normais no sangue para transporte podendo morrer de asfixia por falta de O₂.

Ou seja, não fique em um lugar fechado com seu carro ligado, ou um ar condicionado a gás ou uma vela se não você irá morrer asfixiado por monóxido de carbono.

Anexos:

mariarodrigues52: obrigada nunca vou cansar de agradecer ^^
Perguntas interessantes