O surgimento do proletariado como força política coloca a questão social como algo a ser enfrentado pelo Estado, em função dos interesses de grupos hegemônicos do empresariado. Em meados do século XIX aparecem na sociedade brasileira as instituições de auxílio mútuo, voluntários, fraternidades religiosas. Todas de caráter beneficente e filantrópico para o enfrentamento das desigualdades. Sobre a Questão Social, coloque V para as afirmações verdadeiras e F para as falsas: ( ) O desenvolvimento das forças produtivas e o acirramento das contradições inerentes ao processo capitalista colocam a necessidade da existência de técnicos de intervenção social para viabilizar as políticas sociais do Estado. ( ) O problema apresentado pela Questão Social esteve presente no pré-capitalismo ou capitalismo comercial, mas com as contribuições oriundas da Teoria do Estado de Bem-estar Social o capitalismo superou definitivamente esse impasse. ( ) As políticas sociais do Estado tem como objetivo o enfrentamento da Questão Social por intermédio do controle exercido pela classe trabalhadora e de respostas eficazes diante dos problemas sociais. Assinale a alternativa correta:
Soluções para a tarefa
Respondido por
13
Alguém já fez essa questão? Au a Av 1, por favor
ritinha102030:
1D 2 Á 3 B 4 É 5 C
Respondido por
5
V-F-F.
A luta de classes, bem como a segregação social esta diretamente ligadas a fatores econômicos e políticos, e, ela desencadeia uma série de problemas que precisam da intervenção do Estado para auxiliar no combate desses fatores negativos.
Podemos destacar, nos dias de hoje o aumento da criminalidade, os baixos índices de desempenho escolar, condições de saúde carentes entre outros, por isso, pensar nas desigualdades sociais é observar como o capitalismo influencia e contribuiu para a segregação social, ao preconceito e até mesmo os índices de desenvolvimento humano
Perguntas interessantes