O surgimento do Absolutismo se deu com a unificação dos Estados nacionais na Europa ocidental no início da Idade Moderna, e foi realizado com a centralização de territórios, criação de burocracias, ou seja, centralização do poder nas mãos dos soberanos. Essa centralização aconteceu, no entanto, após uma série de conflitos específicos. Durante a Idade Média, os monarcas feudais dividiam o poder com os grandes senhores de terras, mas com a formação dos Estados nacionais iniciou-se um processo de diminuição do poder desses senhores.
É correto afirmar que no Absolutismo
(A)
o rei, apesar da concentração de poderes oriundos da formação de um exército, deve obediência ao papa.
(B)
o rei detém o monopólio da violência, cobrança de impostos, elaboração de leis e centralização do poder.
(C)
o rei abre mão de parte da sua autoridade e a concede para a burguesia em troca de financiamento para manutenção do Estado.
(D)
surgiu uma burocracia de Estado que promoveu racionalidade administrativa e descentralização do poder.
(E)
ocorreu a fragmentação territorial sob o governo monárquico que estabelece alianças com a burguesia para facilitar o comércio.
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
Resposta:(B)
Explicação:
No absolutismo todo o poder está centrado no rei
Respondido por
4
A alternativa correta é a B.
No absolutismo, todas as prerrogativas do poder estatal são dadas nas mãos de uma única pessoa, na figura do monarca. Isso leva à total discricionariedade na aplicação do poder e do Estado, detendo este o monopólio da violência, leis e impostos.
As Revoluções Burguesas do século XVIII tiveram como objetivo limitar o poder estatal para que este não fosse discricionário e tivesse uma margem de limitação e participação popular.
Perguntas interessantes
Matemática,
8 meses atrás
História,
8 meses atrás
História,
8 meses atrás
Química,
11 meses atrás
Contabilidade,
11 meses atrás
Geografia,
1 ano atrás