O SURGIMENTO DA ESCRITA
A divisão da História consiste na divisão cronológica dos acontecimentos estudados em cinco fases que são encontradas nos livros didáticos. Essa fragmentação foi criada pelos historiadores a fim de facilitar a compreensão e análise dos eventos históricos, o que se tornou um importante método de estudo dessa disciplina. No entanto, a divisão cronológica é criticada por alguns historiadores.
A divisão da História mais comum apresenta as seguintes fases:
Pré-História
Idade Antiga
Idade Média
Idade Moderna
Idade Contemporânea
A Pré-História acompanha os acontecimentos relacionados ao surgimento dos primeiros hominídeos e sua evolução. Desse período, estuda-se o desenvolvimento desses hominídeos e as ferramentas utilizadas por esses na sua sobrevivência. Analisa-se também as diferentes espécies de hominídeos até o surgimento do homo sapiens sapiens.
O final da pré-história, ficou marcado pelo desenvolvimento das primeiras formas de arte dos seres humanos. A arte pré-histórica mais conhecida é a pintura rupestre, aquela realizada nas paredes de cavernas.
Pintura rupestre encontrada em uma caverna localizada em Altamira, Espanha
O marco que estipula o fim desse período, é o surgimento da escrita, por volta de 4000 a.C.
Os sumérios eram um povo que se estabeleceu na Mesopotâmia, a partir de 5000 a.C., ao sul dessa região. Eles foram considerados o primeiro povo a fixar-se de forma sedentária com a fundação de suas cidades. Atribui-se a eles grandes construções e a invenção da primeira forma de escrita da humanidade.
O grande feito dos sumérios foi a criação da primeira forma de escrita da humanidade, conhecida como cuneiforme. Ela consistia em uma escrita pictográfica, ou seja, símbolos que representavam palavras, e era registrada por um objeto pontiagudo em um bloco de argila. Esses blocos eram levados ao forno para tornar permanente o registro escrito.
Representação em pedra dos Anunnaki, deuses sumérios, e de registros em escrita cuneiforme
A Idade Antiga teve como marco para seu início o surgimento da escrita, por volta de 4000 a.C., e esse período acompanha todas as civilizações da Antiguidade, como os povos mesopotâmicos, hititas, fenícios, hebreus, persas, chineses, e o grande foco desse período vai para os povos clássicos, isto é, gregos e romanos, os povos considerados com maior avanço intelectual de toda a Antiguidade.
Atividade:
Escreve sobre o surgimento da escrita e sua importância.
Soluções para a tarefa
Explicação:
A história da escrita tem início há milhares de anos quando o homem sente a necessidade de registar não só acontecimentos, mas particularmente operações primitivas de comércio.
Dentro da escrita, surgiram diversas modalidades de escritas, como os Pictogramas, que eram transcrições, evidenciadas nos sinais deixados nas paredes das cavernas, mas elas não podem ser consideradas a escrita propriamente dita, visto não seguirem uma forma padronizada de representação.
A primeira escrita oficial do mundo na verdade era a escrita cuneiforme, que é uma forma de escrita pictográfica (representação por desenhos), que caracteriza o tipo de escrita feita com objetos em formato de cunha, por isso ser assim chamada. Era representada por cerca de 2000 símbolos, escritos da direita para a esquerda.
O papel da escrita na formação do ser humano é muito mais profundo do que se pensa, é a porta de entrada para a cultura, saber tecnológico, científico, entre outros. Escrever é importante, pois deixa a mente fluir, deixando nosso pensamento no papel, falando sobre algum assunto que aconteceu ou está acontecendo.