O suporte (texto-base) para esta questão é o seguinte teste sobre um livro do autor João Carlos Marinho. O final do capítulo 18 de Assassinato na literatura infantil prepara o ponto culminante do livro, em que o delegado Paixão revelará o assassino. Para provocar a curiosidade do leitor e aumentar o suspense, o autor não utiliza, expediente nesse trecho, o a) da aceleração, precipitando chegar rapidamente ao desfecho. os acontecimentos para narrador não conta tudo, ou pelo qual o todas as explicações. b) do mistério não dá c) do retardamento cena com detalhes. do ritmo narrativo, prolongando a d) do corte momento de grande expectativa. – pelo qual se interrompe a narração em Agora, leia os comentários sobre o teste: | - A atenção ao advérbio de negação presente no enunciado é essencial para se chegar à resposta correta. Il - As alternativas apresentam possíveis complementações do enunciado do teste. III - A questão contém uma instrução, que o aluno deve seguir para chegar à resposta.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Letra C
Explicação:
Gabarito
Resposta:
GABARITO
O comentário I está correto, pois o advérbio de negação determina a leitura e a avaliação correta das alternativas – é como se o auno devesse assinalar a alternativa incorreta se a questão fosse formulada da seguinte maneira: “Assinale a alternativa incorreta sobre os recursos utilizados pelo autor”.
O comentário II está correto, pois cada alternativa se inicia com letra minúscula, completando a frase do enunciado: "[...] não utiliza, nesse trecho, o expediente – da aceleração / do mistério / do retardamento / do corte".
O comentário III está incorreto, pois não há no teste qualquer instrução (ordem ou orientação sobre como proceder). Os elementos desse teste são: uma asserção (explicação), o enunciado e quatro alternativas.
O comentário IV está correto, pois a primeira frase/parágrafo do teste é uma informação sobre a forma e o conteúdo do capítulo 18 do livro, e não é objeto de questionamento.
Assim, a resposta correta é a alternativa C, que indica os comentários I, II e IV.
Explicação: