O sul da Europa sofre os efeitos do clima temperado mediterrâneo, que tem como principal característica a estiagem no verão. Entretanto, a maior parte dos tipos climáticos apresenta os maiores índices de precipitação justamente no verão, a partir de uma maior evaporação. Assinale a opção que explica corretamente o regime de chuvas dessa região da Europa, no verão:
a) A expansão do centro de alta pressão do Saara atinge o sul da Europa e impede a entrada dos ventos de oeste carregados de vapor de água.
b) A corrente marítima do Mediterrâneo é fria, logo libera apenas uma pequena quantidade de vapor de água.
c) A baixa pressão atmosférica da região cria uma zona dispersora de massas de ar, o que impede o recebimento de umidade.
d) As grandes elevações existentes na parte mais meridional desse continente impossibilitam a passagem das massas de ar provenientes da região central.
e) O relevo plano do continente facilita a dispersão das massas de ar que são formadas nessa porção meridional, provocando chuvas regulares na porção centro-norte.
Soluções para a tarefa
Respondido por
93
Resposta:
A
Explicação:
Respondi no classroom e acertei UwU
(a) A expansão do centro de alta pressão do Saara atinge o sul da Europa e impede a entrada dos ventos de oeste carregados de vapor de água.
Perguntas interessantes