O sujeito é constituído a partir de imposições que lhe são exteriores, sendo compreendido como um produto das relações de saber e de poder ,por outro ,o sujeito é constituído a partir de relações intersubgitivas em que há espaço para a manifestacmanifestação da liberdade que possibilita a criação de si mesmo como um sujeito livre e autônomo. Na sociedade os discursos na ciências humanas funcionam não apenas como práticas discursivas ,mas sobretudo como prática coletivas. Percebe essa relação entre poder e saber levou Foucault a reformular a pergunta inicial de suas pesquisas: não mais examinar como os discursos das ciências humanas galgaram ao estatuto de verdade ,mas refletir sobre condições históricas, políticas e econômicas que possibilitaram seu surgimento.o que lhe interessa é complementar a análise do saber a partir da articulação entre os discursos de verdade e as práticas sociais e institucionais, isto é, compreender como os saberes se tornan diapositivos políticos que auxilian os mecanismos de poder.
Soluções para a tarefa
há dois processos que atuam concomitantemente na constituição do sujeito, um deles, dado a partir do conhecimento sobre si e outro que torna esse sujeito objeto de conhecimento, por isso as ciências humanas tornaram-se um dos lugares que Foucault examina a produção da verdade e as práticas sociais e institucionais desencadeadas a partir de determinadas circunstâncias, para entender como os dispositivos auxiliam nos mecanismos de poder a partir da racionalidade científica.
Resposta:
há dois processos que atuam concomitantemente na constituição do sujeito, um deles, dado a partir do conhecimento sobre si e outro que torna esse sujeito objeto de conhecimento, por isso as ciências humanas tornaram-se um dos lugares que Foucault examina a produção da verdade e as práticas sociais e institucionais desencadeadas a partir de determinadas circunstâncias, para entender como os dispositivos auxiliam nos mecanismos de poder a partir da racionalidade científica.
Explicação:
Corrigido no AVA