História, perguntado por geruzagvt, 8 meses atrás

O suicídio do presidente Vargas é visto por grande parte dos estudiosos como um gesto político. Que aspectos da carta podem comprovar essa opinião?​

Soluções para a tarefa

Respondido por Thaiezz
414
Aspectos relacionados a não aceitar a renuncia como forma de defender o povo, além de se sentir ameaçado pelos poderosos e privilegiados da época; fazendo do seu suicídio um ato pela vida do povo brasileiro, virando assim uma figura histórica.
Respondido por logabriell07
8

Getúlio Vargas foi um político Brasileiro que esteve na presidência do Brasil de 1930-1945, quando o Estado Novo chega ao fim. Ele retorna ao poder executivo em na década de 50, onde sofre com a pressão da imprensa, dos militares e a insatisfação popular e acaba cometendo suícidio e deixando um documento “Carta-testamento” em que se defende das acusações e relata seu amor pelo Brasil.

Revolução de 1930

A revolução de 1930 destituiu o então presidente Júlio Prestes e colocou Getúlio Vargas no poder colocando fim às repúblicas oligárquicas.

A revolução foi articulada com forças políticas e militares dos estados de Minas Gerais, Paraíba e Rio Grande Do Sul, que alegavam a existência de fraudes eleitorais, por isso Júlio Prestes não poderia assumir o governo.

Estado Novo

Getúlio Vargas, tinha em suas mãos um grande controle sobre o Estado Brasileiro e não permitia a população escolher seus representantes e intervinha em todos os setores da sociedade.

Leia mais sobre Estado Novo em: brainly.com.br/tarefa/115588

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes