Geografia, perguntado por diamantederua, 6 meses atrás

O sueco Kjéllen, considerado um dos pais da geopolítica, apresenta ponto de vista organicista a respeito do Estado e das fronteiras. Para o autor, o Estado é como um "organismo vivo" – nasce, tem infância, juventude (e, portanto, cresce), adquire maturidade e o poder; estagna ou expande-se. Kjéllen compara analogamente as fronteiras do Estado à epiderme de um corpo vivo – é ela que recebe e transmite em primeira mão, assim, todas as manifestações de poder emitidas ou dirigidas ao "cérebro" estatal – destinadas ou vindas do exterior. As fronteiras, deste modo, são constantemente modificadas durante a história (MEIRA MATTOS, Carlos de. Geopolítica e teoria de fronteiras. Rio de Janeiro: Biblioteca do Exército,1990.)

A partir das diversas territorialidades do mundo atual, julgue as assertivas abaixo:

I – No século XX, o nacionalismo teve dois grandes momentos: o surgir de ideias nacionalistas de parceria com teorias racistas, como na Alemanha (nacional-socialismo), na Itália (fascismo) e no Japão; e o nacionalismo, que surgiu nos países colonizados, após a 2ª Guerra Mundial, perante as formas neocolonialistas de exploração, no século XXI, a Globalização acendeu uma nova chama nacionalista.
II – Na perspectiva liberal, uma política de poder na era da interdependência passa pela integração. Seja pelo pertencimento a blocos econômicos ou a regimes transnacionais, a cooperação pode ser uma maneira de angariar maior poder de barganha no sistema internacional.
III – A vigilância das fronteiras é a política mais adequada, de um ponto de vista da teoria realista, uma vez que perder a soberania significa perder poder e, no limite, deixar de existir enquanto unidade autônoma.

É correto o que se afirma em:
a. I, II e III.
b. II, apenas.
c. I e II, apenas.
d. II e III, apenas.
e. I, apenas.

Soluções para a tarefa

Respondido por CatyMusice
5

Resposta:

c

Explicação:

eu acho

Perguntas interessantes