O Sr. HS recentemente sofreu um infarto agudo do miocárdio. Dentre os medicamentos utilizados no pós-infarto estava o propranolol, ácido acetilsalicílico e o Captopril. Após algumas semanas o Sr. HS começou a apresentar falta de ar. Sendo o Sr. HS asmático as crises posteriores pioraram e assim ele procurou novamente seu médico. O médico então substituiu o propranolol pelo atenolol e após este procedimento o Sr. HS não apresentou novas crises de falta de ar. ” 2. Diante desta situação, disserte acerca dos seguintes tópicos: Explique o mecanismo de ambos os fármacos; Por que a substituição do propranolol por atenolol reduziu os sintomas de broncoconstrição neste paciente; Justifique a utilização de outra farmacoterapia, se houver.
Soluções para a tarefa
Respondido por
7
1. O propanolol é compreendido como um fármaco betabloqueador (bloqueador dos receptores beta), de forma que apresenta menor seletividade, bloqueando receptores beta1, 2 e 3, ao passo que o atenolol é mais seletivo, atuando somente nos beta 1.
2. Por conta disso, a substituição do propanolol pelo atenolol no paciente Sr.HS, permitiu uma redução dos sintomas, de forma que o atenolol atua somente nos receptores beta 1 do coração, diferentemente do propanolol que atua nos receptores brônquicos e paredes arteriais.
Perguntas interessantes