Saúde, perguntado por ByanMarquez, 10 meses atrás

O sr. C.G. de 50 anos procurou o médico com queixas de dores articulares e fadiga crônica. O médico recomendou o uso do diclofenaco quando necessário. O fármaco produziu alívio da dor no início, porém depois de algum tempo, o fármaco não produziu mais o efeito esperado. Além disso, o sr. C.G. apresentou indigestão e episódios isolados de vômitos semelhante a “borra de café”. O médico solicitou uma endoscopia que revelou erosão da mucosa gástrica e hemorragia. Com base nesses achados, o médico interrompeu o tratamento com diclofenaco e indicou um especialista em reumatologia. O reumatologista, através de exames de laboratório, diagnosticou artrite reumatoide, uma doença autoimune caracterizada por inflamação crônica nas articulações. Então, o médico prescreveu celecoxibe e prednisona para o tratamento da artrite reumatoide do paciente. Baseado no caso clínico e nos seus conhecimentos sobre farmacologia dos eicosanoides, assinale a opção correta. Escolha uma:
a. Supondo que o sr. C.G., ao consultar o primeiro médico, tenha ocultado o fato de usar anti-hipertensivos, pois achava que não era necessário. A atitude do paciente não foi correta, mas também não faria diferença neste caso, pois os anti-inflamatórios não-esteroidais não interferem nos efeitos de fármacos anti-hipertensivos, incluindo os diuréticos.
b. “O sr. C.G. de 50 anos procurou o médico com queixas de dores articulares e fadiga crônica. O médico recomendou o uso do diclofenaco quando necessário. O fármaco produziu alívio da dor no início...” Apesar do efeito positivo, o diclofenaco não é indicado para esta finalidade, pois, sendo inibidor da COX, só apresenta efeito anti-inflamatório e não tem efeito analgésico.
c. “O médico receitou celecoxibe e prednisona para o tratamento da artrite reumatóide do paciente”. Celecoxibe é um inibidor seletivo da COX-2 e, portanto, mais seletivo na inibição de síntese de prostaglandinas pró-inflamatórias. Como o efeito sobre a COX-1 é muito baixo, celecoxibe apresenta um risco menor para lesões gástricas e hemorragia.
d. “O sr. C.G. apresentou indigestão e episódios isolados de vômitos semelhante a “borra de café”. O médico solicitou uma endoscopia que revelou erosão da mucosa gástrica e hemorragia.” Isso é consequência da ativação da COX-1 gástrica pelo diclofenaco, o que levou ao aumento da síntese de prostaglandinas, com consequente aumento da secreção de ácido gástrico e redução da secreção de muco gástrico.
e. “O médico solicitou uma endoscopia que revelou erosão da mucosa gástrica e hemorragia.” A hemorragia, outro achado clínico, é resultado da inibição da COX-1 plaquetária, com consequente redução da síntese de leucotrienos. Essas substâncias promovem agregação plaquetária e quimiotaxia. Portanto, o risco de hemorragia se torna maior com o uso de diclofenaco.

Soluções para a tarefa

Respondido por Hidokuo
3

Resposta:

(Letra C)

“O médico receitou celecoxibe e prednisona para o tratamento da artrite reumatóide do paciente”. Celecoxibe é um inibidor seletivo da COX-2 e, portanto, mais seletivo na inibição de síntese de prostaglandinas pró-inflamatórias. Como o efeito sobre a COX-1 é muito baixo, celecoxibe apresenta um risco menor para lesões gástricas e hemorragia.

Explicação:

Corrigido pelo AVA.

Bons estudos!


mauriciofarmacia: Perfeito!!! correta
Perguntas interessantes