Saúde, perguntado por maryane43, 11 meses atrás

O soro pode proporcionar proteção permanente contra virus ou toxinas? Explique.​

Soluções para a tarefa

Respondido por brenokaralho
2

Resposta:

Os soros não promovem uma imunização ativa, uma vez que, nesses casos, são inoculados anticorpos previamente produzidos em outro organismo. No caso dos soros, dizemos que ocorre uma imunização passiva.

Eles são conhecidos principalmente pela sua atuação no tratamento de peçonha de cobras e aranhas, porém também são produzidos para tratar algumas toxinas bacterianas e a rejeição de órgãos transplantados (soro antitimocitário). Os soros são usados em casos em que há necessidade de tratamento rápido, ou seja, quando não é possível esperar a produção de anticorpos pelo nosso corpo.

A produção de soro é realizada no corpo de outro ser vivo, que normalmente é um mamífero de grande porte, como um cavalo. Injeta-se nesse animal, em doses controladas, o antígeno contra o qual aquele organismo deve produzir anticorpos. Assim que os anticorpos são produzidos, parte do sangue do animal é retirada e o plasma separado para a análise de controle de qualidade. As hemácias, leucócitos e plaquetas retiradas são colocadas novamente no animal.

O soro, diferentemente da vacina, não possui função preventiva, sendo usado apenas como forma de cura. Também é importante destacar que o uso frequente de soros pode causar problemas de saúde, uma vez que o corpo pode identificar os anticorpos do soro como antígenos e desencadear a produção de anticorpos contra ele.

Explicação:


maryane43: Muiiitoo obrigada❤❤
brenokaralho: 2 estrelas? mas blz, espero q eu tenha ajudado de alguma forma
maryane43: desculpa voloquei errado
maryane43: coloquei*
maryane43: eu apertei em duas sem querem
brenokaralho: tranquilo
Perguntas interessantes