o soro do medico (grupo A) provocava aglutinaçao das hemácias do paciente, mas o soro do paciente não era capaz de provocar aglutinação das hemacias do médico. Qual o tipo sanguíneo do paciente e explique como o médico chegou a essa conclusão
Soluções para a tarefa
O sangue é formado por hemácias e plasma, sendo que nas hemácias existem estruturas chamadas aglutinogenios (A e B) e no plasma tem aglutinina, a anti-A reconhece o aglutinogenio A como antígeno e por isso o ataca, a mesma coisa ocorre com a anti-B. De modo que somente a aglutinina de quem recebe a doação, ataca o aglutinogenio do doador, o inverso não acontece.
O tipo sanguíneo A é determinado pela presença de: aglutinogenio A nas hemácias e aglutinina anti-b.
O tipo sanguíneo B tem: aglutinogenio B nas hemácias e aglutinina anti-A.
O tipo AB possui: aglutinogenios A e B nas hemácias e não possui aglutininas.
O grupo sanguíneo O tem: somente aglutininas anti-A e anti-B.
Resposta:
O tipo sanguíneo do paciente poderia ser do tipo B. Pois o sangue B possui anti-A, e quando ele recebeu o soro do tipo A, aglutinou. Mas é do tipo O, já que esse tipo sanguíneo tem aglutininas anti-A e anti-B e não possui aglutinogenios, por isso não causou efeito no soro do médico.
Resposta:
Explicação:
) Como o seu sangue é do grupo A, o soro apresenta anticorpos anti-B, que aglutinam as hemácias da paciente e demonstram a presença do antígeno B nas hemácias e, consequentemente, a ausência de anticorpos anti-B no soro da paciente. Além disso, o soro da paciente é incapaz de aglutinar as suas hemácias, que contêm o antígeno A, logo o soro não apresenta anticorpos anti-A. Considerando a ausência de anticorpos anti-A e anti-B, a paciente pertence ao grupo sanguíneo AB.
b) Como a paciente pertence ao grupo sanguíneo AB, é considerada receptora universal e podendo receber sangue dos tipos A, B, AB e O.