O soluço caracteriza-se por um ato inspiratório muito forte, que acontece devido a uma contração involuntária (espasmódica) e repetida do músculo diafragma e da musculatura intercostal externa.
Assim pode-se afirmar que:
I. Este movimento é interrompido por um fechamento repentino das pregas vocais, que suspende a troca de ar, produzindo um ruído.
II. Tal ruído é explicado pelo fechamento do diafragma, que passa pela glote (larga) e pela laringe, provocando a brusca passagem de ar inspiratório.
III. Sua ocorrência se dá pela movimentação dos músculos respiratórios que são coordenados pelo centro supraespinal, ligados à medula espinhal.
IV. O soluço, quando não se trata de uma patologia, está frequentemente associado ao músculo diafragma.
V. Quando o espasmo do diafragma lança o ar para a laringe, o ar choca-se com a epiglote fechada, colocando as cordas vocais em movimento. Disso resulta o som do soluço que ouvimos.
Estão corretas as afirmativas:
Soluções para a tarefa
Olá, tudo bem?
Estão corretas as afirmativa I, III, IV e V.
Vamos analisar cada uma delas =D
I. Correto - Pois, quando as pregas vocais se fecham o fluxo de ar é interrompido, desse modo, ocorre um espasmo que resulta no ruído denominado soluço.
II. Incorreto - Pois, o ruído do soluço resulta da interrupção da passagem de ar que é direcionada dos pulmões para a laringe, resultando em um choque com a epliglote e e as cordas vocais, o que provoca o ruído. n
III. Correto - O espasmo no diafragma ocasionado pelo soluço resulta em uma atividade incomum dos músculos respiratórios. Estes músculos são coordenados pelo centro supraespinal.
IV. Correto - Pois, o soluço é uma das patologias do sistema digestório e resulta de contrações bruscas do diafragma em função de um espasmo.
V. Correto - O ruído do soluço resulta do ar que se choca com a epiglote fechada, o que faz com que as cordas vocais se movimentem.
Espero ter ajudado =D