O solo pode ser definido como um meio contínuo, tridimensional, que se origina a partir da alteração de um material de origem (as rochas, por exemplo) e é formado por minerais, matéria orgânica, líquidos, gases (como o ar) e seres (vivos e mortos). Considerando essas afirmações, alguns fatores influenciam na sua formação. Cite quatro desses fatores e explique um deles.
.
.
.
Preciso disso com urgência!!!! (por favor não responda só por causa dos pontos OK?)
preciso da resposta urgenteeeeeeeeeee
Soluções para a tarefa
Resposta:
Fatores de formação dos solos, a saber: o material de origem, o relevo, os organismos vivos, o clima e o tempo.
Material de origem
O material de origem corresponde à formação rochosa original que foi intemperizada para dar origem aos solos, dando a ele suas principais características. Por mais que existam solos cuja composição advém do depósito sedimentar oriundo de diferentes áreas, é a rocha mãe que determina suas principais características.
Relevo
O relevo – isto é, as formas externas da crosta terrestre – também é decisivo no processo de formação dos solos, pois ele exerce direta influência na forma de atuação dos agentes responsáveis pelo intemperismo, como a água e os ventos.
Organismos vivos
Os organismos vivos atuam de forma contínua sobre o solo, tanto na sua formação quanto na sua transformação, conservando-o, degradando-o ou alterando sua composição físico-química. Nessa categoria, podemos incluir desde os micro-organismos até os seres humanos.
Clima
A maior parte dos agentes intempéricos está relacionada com processos meteorológicos e climatológicos, a exemplo da água das chuvas, dos ventos e da temperatura. Assim, o tipo climático e suas variações ao longo do tempo são determinantes para a formação dos solos e também para a velocidade do desgaste do material original.
Tempo
O período de tempo também precisa ser considerado no processo de formação dos solos. Áreas formadas em épocas geológicas mais recentes estiveram por menos tempo expostas aos agentes intempéricos e, por isso, apresentam solos jovens e mais rasos, geralmente com menor quantidade de material orgânico. Já as áreas geologicamente mais antigas podem apresentar solos mais profundos (a depender dos fatores anteriormente citados) e, em muitos casos, mais “lavados” e alterados quimicamente.
Espero ter ajudado! Quis fazer bem completo para não gerar dúvia :)