Biologia, perguntado por edsonjunioreds68, 1 mês atrás

O solo é um componente muito importante a ser considerado quando se pretende recuperar uma área, haja visto que é ele que dá sustentação à vegetação e está envolvido na estabilidade do terreno. Por isso, é muito importante que os profissionais desta área de atuação, conheça as propriedades do solo e como as atividades antrópicas podem interferir.

Leia as afirmativas abaixo acerca das

características do solo, e depois responda.

Soluções para a tarefa

Respondido por eduardospagnolo
0

O solo é um componente muito importante, sendo a camada superficial do manto de intemperismo.

Características do Solo

O solo é formado por elementos orgânicos e inorgânicos, portanto contém materiais rochosos, desintegrados e decompostos, no qual existem água, ar, sais minerais e atividade microbióticas criando condições para o crescimento de vegetação.

A origem do solo se dá com a presença da vida microbiana agindo na decomposição das rochas. Os organismos atuam sobre a rocha-máter, intemperizando o manto superficial. Sobre a origem do solo, podem ser caracterizados como eluviais e aluviais.

  • Solos eluviais: formados unicamente por elementos derivados da rocha-máter, cujo principal fator de formação é o clima.

  • Solos aluviais: formados a partir do material transportado por meio de rios, ventos, entre outros.

Interferência nos Solos

Os solos sofrem algumas interferências, podemos dar destaque:

  • Lixiviação: processo que ocorre a remoção de material solúvel por água da chuva.

  • Lateralização: processo que acarreta a remoção sílica e o enriquecimento dos solos e das rochas com ferro e alumina, por conta do clima úmido e de estações chuvosas com secas alternadas.

  • Erosão: processo que se dá pela ação das águas correntes por meio de chuvas, torrentes e enxurradas. Também ocorre pela ação humana por meio de técnicas agrícolas arcaicas.

Saiba mais sobre "Solos" aqui: https://brainly.com.br/tarefa/11046323

#SPJ1

Anexos:
Perguntas interessantes