Física, perguntado por gabrieldesouzaporto5, 8 meses atrás

O Sol, visto da Terra, é o astro mais brilhante do céu. A Lua Cheia, vista da Terra, é o segundo astro mais brilhante do céu, embora só reflita a luz solar. O brilho de uma estrela depende da distância dela até nós, tal qual uma lâmpada, que quando próxima brilha mais do que quando longe. A potência da lâmpada é sempre a mesma, não importa se está perto ou longe da gente. A potência de uma estrela, chamada de luminosidade pelos astrônomos, também não depende da distância, mas, certamente, deve depender de outras características da estrela. O brilho de um astro depende da distância até nós, mas não a sua luminosidade, conforme explicado acima. Coloque F (Falso) ou V (Verdadeiro) nas afirmações abaixo. a) ( ) O Sol é o astro mais brilhante do céu porque é a estrela mais próxima da Terra. b) ( ) Mesmo estrelas mais quentes e maiores do que o Sol, têm menor brilho do que ele. c) ( ) O Sol visto de Plutão ainda tem a mesma luminosidade, mas é menos brilhante. d) ( ) Estrelas maiores e mais quentes do que o Sol, são mais luminosas do que o Sol. e) ( ) Para um astronauta na Lua, a Lua é o astro mais brilhante do céu Das alternativas acima, quantas estão corretas?
A) 2
B) 3
C) 4
D) 5​

Soluções para a tarefa

Respondido por phillor74
39

a) ( V) O Sol é o astro mais brilhante do céu porque é a estrela mais próxima da Terra.

b) (F ) Mesmo estrelas mais quentes e maiores do que o Sol, têm menor brilho do que ele.

c) (F ) O Sol visto de Plutão ainda tem a mesma luminosidade, mas é menos brilhante.

d) (V ) Estrelas maiores e mais quentes do que o Sol, são mais luminosas do que o Sol.

e) ( V) Para um astronauta na Lua, a Lua é o astro mais brilhante do céu


phillor74: ME DE A MELHOR RESPOSTA,SO FALTA ESSA PARA PASSAR DE NIVEL
Respondido por aochagas
7

Analisando as afirmativas quando ao brilho e a luminosidade do Sol, podemos afirmar que apenas uma é falsa. Alternativa C.

"Para um astronauta na Lua, a Lua é o astro mais brilhante do céu" - Não conseguimos enxergar o brilho de um astro quando estamos sobre ele, logo a Lua não é mais brilhante para um astronauta que está nela.

Já é intuitivo dizer que a luz do Sol chega com menor brilho em Plutão do que chega na Terra, isso porque a Terra está muito mais próxima do Sol do que o planeta Plutão.

A intensidade luminosa é inversamente proporcional ao quadrado da distância, isso quer dizer que quanto maior for a distância entre a fonte de luz, menor será a intensidade luminosa a chegar na região iluminada.

Mas quão longe o Sol está da Terra e de Plutão?

Para medir distâncias no nosso dia-a-dia, utilizamos sempre um instrumento de medição, como uma régua, uma trena. Quando as distancias são muito grandes, podemos utilizar da semelhança de triângulos (Teorema de Tales).

Por isso, em astronomia, podemos utilizar 3 unidades de medidas para comprimento, são elas:

  • Unidade Astronômica (UA)
  • ano-luz (al)
  • parsec (pc)

A Unidade Astronômica é estabelecida pela distância entre o Sol e a Terra, sendo 1UA essa distância. Já a distancia do Sol a Plutão é de 40UA.

1 UA equivale a 149.597.870.700 metros.

Veja mais distâncias astronômicas em: brainly.com.br/tarefa/20650660

Anexos:
Perguntas interessantes