Direito, perguntado por ingridfamilia2pa7mo2, 1 ano atrás

“O sol é menor do que a terra. Quem duvidará disso se, diariamente, vemos um pequeno círculo avermelhado percorrer o céu, indo de leste para oeste?”. Através dessa passagem, Marilena Chauí introduz, em sua obra “Convite à Filosofia”, a distinção entre a atitude científica e o senso comum. Sobre esse tema, e considerando que, na universidade, busca-se tratar o direito como uma ciência, assinale a alternativa que indica a postura que se espera de um(a) estudante matriculado(a) no curso. * 1 ponto (A) Uma postura do senso comum, no caso do direito significando, por exemplo, uma aceitação acrítica da interpretação do texto legal que constar na jurisprudência ou nos manuais de doutrina através dos quais se estuda. (B) Uma postura científica, no caso do direito significando, por exemplo, uma desconfiança da veracidade das certezas “dadas”, a não adesão imediata às teorias que se apresentam pela primeira vez e o exercício de crítica. (C) Uma postura científica, no caso do direito significando, por exemplo, uma aceitação acrítica da interpretação do texto legal que constar na jurisprudência ou nos manuais de doutrina através dos quais se estuda. (D) Uma postura científica, no caso do direito significando, por exemplo, a busca de justificativas para os posicionamentos morais dos quais já se era partidário desde antes de ingressar no curso, independentemente de tais posicionamentos terem fundamento racional ou não, sendo certo que o que importa, acima de tudo, é a manutenção da mesma visão de mundo já existente em cada um no momento de ingresso no curso.

Soluções para a tarefa

Respondido por ferretti
0

(A) Uma postura do senso comum, no caso do direito significando, por exemplo, uma aceitação acrítica da interpretação do texto legal que constar na jurisprudência ou nos manuais de doutrina através dos quais se estuda.

Falso. Não é senso comum aceitar interpretações consagradas do direito.


(B) Uma postura científica, no caso do direito significando, por exemplo, uma desconfiança da veracidade das certezas “dadas”, a não adesão imediata às teorias que se apresentam pela primeira vez e o exercício de crítica.

Correto. É necessário que se posicione, sempre, como cético, diante das certezas afirmadas costumeiramente.


(C) Uma postura científica, no caso do direito significando, por exemplo, uma aceitação acrítica da interpretação do texto legal que constar na jurisprudência ou nos manuais de doutrina através dos quais se estuda.

Falso. Aceitar de maneira acrítica não é uma atitude científica.


(D) Uma postura científica, no caso do direito significando, por exemplo, a busca de justificativas para os posicionamentos morais dos quais já se era partidário desde antes de ingressar no curso, independentemente de tais posicionamentos terem fundamento racional ou não, sendo certo que o que importa, acima de tudo, é a manutenção da mesma visão de mundo já existente em cada um no momento de ingresso no curso.

Falso. Buscar parâmetros para justificar posturas a priori não é uma postura científica, mas uma tentativa de validar o senso comum.

Perguntas interessantes