O sociólogo Simon Schwartzman delimitou as políticas sociais brasileiras em três fases, a partir da década de 30 até o governo atual. De acordo com as fases propostas pelo sociólogo, ordene as fases a seguir em uma ordem cronológica: I - Os recursos das políticas sociais passariam a ser administrados e distribuídos de uma forma mais racional, com o objetivo de equilibrar os gastos. II - Soma o caráter da fase anterior à tentativa de sanar problemas sociais, integrando e coordenando as políticas públicas existentes. III - Ampliação e extensão dos direitos sociais no Brasil
Soluções para a tarefa
SImo Schwartzman propõe uma ordenação cronológica no funcionamento das políticas públicas no Brasil, para ele, a ordem correta é:
I - Os recursos das políticas sociais passariam a ser administrados e distribuídos de uma forma mais racional, com o objetivo de equilibrar os gastos.
Fase que vivemos. Aqui, há de se repensar as maneiras de se fazer análises e propor políticas sociais, levando em consideração um equilíbrio das contas.
II - Soma o caráter da fase anterior à tentativa de sanar problemas sociais, integrando e coordenando as políticas públicas existentes.
Segunda fase. Aqui, o período anterior é reavaliado, e os programas sociais passam a ser estendidos de maneira mais ampliada, levando em considerações novas demandas.
III - Ampliação e extensão dos direitos sociais no Brasil.
Começa na década de 1930. Aquim, principalmente pelas políticas populistas de Vargas, o processo de acessos sociais é iniciado em maior grau.