Sociologia, perguntado por gustavomdl2006, 3 meses atrás


O Sociólogo francês Émile Durkheim (1858-1917) desenvolveu uma forma de analisar a ocorrência dos fenômenos sociais cuja ideia é que cada Instituição Social (família, escola, religião) possui uma função específica e importante que contribui para a manutenção ordenada de um determinado Sistema Social, assim como cada órgão do corpo humano (coração, rim, pulmão) possui uma função específica e importante que contribui para a manutenção ordenada do sistema orgânico. Esta forma de análise recebe o nome de: 

a) Análise Funcionalista.

b) Análise organicista

c) Análise Institucional

d) Análise Sistêmica
____________________________________
O sociólogo francês Émile Durkheim (1858-1917) é considerado um dos pensadores clássicos da Sociologia. Ele definiu que o Fato Social deveria ser o objeto de estudo da nova ciência que estava ajudando a criar.

Sendo assim, analise cada uma das afirmações abaixo como falsa (F) ou verdadeira (V) e em seguida assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

I - Fato Social é toda maneira de agir, fixa ou não, suscetível de exercer sobre o indivíduo uma coerção exterior;

II - O Fato Social é exterior à consciência individual, ou seja, existe e atua sobre os indivíduos independentemente de suas vontades ou de suas adesões conscientes;

III - O Fato Social é geral na extensão de uma dada sociedade, ou seja, possui uma natureza coletiva. *


d) F, F, V

a) V, V, V

b) V, V, F

e) F, V, V.

c) V, F, V
____________________________________
 “Se não me submeto às convenções mundanas; se, ao me vestir não levo em consideração os usos seguidos em meu país e na minha classe, o riso que provoco, o afastamento em que os outros me conservam, produzem, embora de maneira mais atenuada, os mesmos efeitos que uma pena propriamente dita” (Émile Durkheim. As regras do Método Sociológico. 1982, p.02).

Esta afirmação de Durkheim refere-se:

I - À ideia de que em cada sociedade há uma moral vigente (um conjunto de princípios e valores) que deve ser seguida sob pena de haver punições através dos mecanismos das leis ou através de constrangimentos, como o afastamento ou outras expressões de reprovação (risos, comentários negativos);

II - À ideia de que em sociedade ainda que os comportamentos pareçam ou sejam sentidos como escolhas individuais, na verdade são estabelecidos socialmente;

III - À ideia de que em cada sociedade há mecanismos de controle social que levam os indivíduos a se comportarem de acordo com os princípios e valores morais aceitos e estabelecidos coletivamente pela maioria dos seus integrantes.

a) F, V, V.

b) V, V, V

c) V, V, F

d) V, F, V

e) F, F, V


isescola01: Tbm precisoo, se respondeu coloca as resposta aqui
brunolorenzi: vc sabe alguma resposta da prov?
isescola01: Não :( e você sabe alguma ?
isescola01: Se responder alguma, coloca aqui ? vlw

Soluções para a tarefa

Respondido por juliellenluizcunha
1

A resposta correta para a primeira questão é a Letra A: "Análise funcionalista". Émile Durkheim foi o primeiro teórico a propor o Funcionalismo, que é o estudo de cada órgão da sociedade e esferas de poder, educação, entre outras áreas. Essa área buscava compreender qual a função de cada instituição na sociedade.

Com relação do Fato Social, a resposta correta para a segunda questão é letra E: F-V-V. O Fato Social é definido por Émile Durkheim como uma força moral coletiva que atua sobre os indivíduos, moldando suas ações e comportamentos.

A resposta correta da terceira questão é a Letra B: V-V-V. O Fato Social é uma ordem exterior ao indivíduo e representa a consciência coletiva. A transgressão das normas morais de uma sociedade pode ser punida por lei ou também pelos próprios indivíduos ao redor, por meio do constrangimento.

Espero ter ajudado, bons estudos!


gustavomdl2006: muito obrigado pela ajuda
Perguntas interessantes