O Sociólogo Émile Durkheim, desenvolveu o conceito de que a sociedade é um organismo biológico composto por diversas partes e todas estão inter-relacionadas, cada uma exercendo uma função específica. Esta análise sociológica, elaborada pelo autor, é conhecida como uma abordagem Sociológica-Funcionalista. Podemos citar como exemplo o corpo humano que funciona em sintonia com todas as partes, assim corre na sociedade, cada um deve exercer a sua função para que a sociedade possa viver e se desenvolver em harmonia. Durkheim, para fundamentar o seu método Sociológica, escreveu a obra - As Regras sobre o Método Sociológico - na qual delimita o campo de pesquisa da sociologia como ciência em relação às outras ciências.
De acordo com a abordagem Sociológica-Funcionalista é correto afirmar:
I - A teoria Durkheimiana concebe a sociedade como um organismo vivo com todas as partes integradas e coesas, funcionando harmonicamente. Se algo funciona mal, a sociedade entra em colapso, daí a ideia de funcionalismo, todos devem exercer a sua função segundo um modelo físico ou mecânico
II - A teoria Durkheimiana defende o questionamento positivo, científico porque a sociologia é uma ciência social que nos dá um entendimento dos mecanismos da ordem social e da mudança social, mas também estabelece os meios de transformar a sociedade, assim como as ciências físicas.
III - A teoria Durkheimiana desenvolveu estudos objetivos e interpretativos da experiências individuais dos seres humanos na sociedade. Tais estudos fazem a conexão entre as instituições presentes na sociedade e a forma como afeta a vida das pessoas comuns. É uma abordagem sociológica macro da sociedade para uma visão micro das experiências individuais
IV - A teoria Durkheimiana propõem a eficiência aos princípios burocráticos usados por uma corporação conforme ela se esforça, desde o nível da estrutura organizacional até as interações entre os empregados e os clientes.
V - A teoria Durkheimiana considera a sociedade um produto da razão humana. Através da racionalização é possível explicar as forças presentes na sociedade e desvendar os seus segredos para melhorá-la. Com uso da razão é possível produzir reformas, assim como do mesmo modo que as ciências aplicadas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Resposta:
A teoria Durkheimiana concebe a sociedade como um organismo vivo com todas as partes integradas e coesas, funcionando harmonicamente. Se algo funciona mal, a sociedade entra em colapso, daí a ideia de funcionalismo, todos devem exercer a sua função segundo um modelo físico ou mecânico
Explicação:
Parabéns você acertou. Para Durkheim a sociedade é um organismo vivo e cada indivíduo tem uma função e deve exercê-la da melhor forma possível.
Perguntas interessantes
Matemática,
6 meses atrás
Geografia,
6 meses atrás
Biologia,
6 meses atrás
Sociologia,
9 meses atrás
Física,
1 ano atrás
Geografia,
1 ano atrás