História, perguntado por limabenhard, 1 ano atrás

O sociólogo Demétrio Magnoli afirma que há uma ascensão dos partidos e movimentos nacionalistas (de extrema direita) na Europa. Segundo ele, quais são os fatores que explicam esse fenômeno? Qual é a “base social” dos partidos e candidatos nacionalistas (ou seja, quem são os grupos ou classes que os apoiam)?

Soluções para a tarefa

Respondido por pissurnof
3
Olá, tudo bem? Segundo o sociólogo Demétrio Magnoli, os fatores que possibilitaram a ascensão dos partidos nacionalistas de extrema direita encontram-se, em primeiro lugar, em um movimento maior do que ele chama de "fadiga de partidos", ou seja, um sentimento de falta de representatividade por parte dos eleitos por determinados setores da população. Trata-se, de acordo com Magnoli, de um fenômeno mundial, resultante do fato que os partidos políticos foram tomados por suas próprias militâncias, levando-os a posições políticas mais extremadas. Testemunhando isso, seus eleitores só podem pensar que eles se tornaram advogados dos próprios interesses, esquecendo a questão pública.

Em paralelo, existe o movimento antiglobalista, que é mais relacionado com a ultradireita, embora não seja um traço realmente exclusivo deste espectro ideológico. Atraindo milhões de pessoas alienadas pelas dificuldades econômicas dos últimos anos, muitas vezes trabalhadores de classe média deixados para trás pela revolução tecnológica e antigos membros de partidos trabalhistas, o dito movimento associa incorretamente o desemprego provocado pela globalização e a ameaça do terrorismo aos imigrantes, crescendo em meio à atmosfera de medo que constrói.
Perguntas interessantes