Sociologia, perguntado por brubrusouza7235, 1 ano atrás

O sociólogo alemão Mark Weber defendeu a ação social como objeto de investigação ,sendo que o sujeito que pratica uma ação social o faz pelos seguintes motivos

Soluções para a tarefa

Respondido por ferretti
5
Olá!

ação social proposta por Max Weber como um dos fundamentos conceituais para se compreender a sociedade, tem por definição a ideia de que toda ação social é dotada de sentdo e, por isso, opera sob uma justificativa elaborada por quem a realiza.

O indivíduo e a sociedade não operam de maneira opositora, mas complementam-se entre si. A concretude das ações sociais é dada pela própria manifestação da motivação - que fomenta a ação com sentido.

abraços!
Respondido por adriano2santos
1
O sociólogo alemão Max Weber (1864-1920) é um dos grandes expoentes da sociologia moderna, sendo considerado um dos fundadores da mesma. Em um de seus escritos, "Sobre algumas categorias da sociologia compreensiva", Weber apresenta a categoria "ação" e o mesmo afirma que a ação social é quando um indivíduo se relaciona com outro indivíduo.

Para Weber, existem quatros formas de ação social, que se diferem em sua razão. São elas:

- Ação tradicional: uma ação afirmada a partir de hábitos ou costumes de um indivíduo ou grupo. Exemplo: um cumprimento entre indivíduos.

- Ação afetiva: uma ação que expõe um estado de humor ou consciência de indivíduo, se formalizando em uma reação emocional. Exemplo: chorar em uma evento emotivo.

- Ação racional: uma ação pensada a partir dos valores do indivíduo, onde este se mantém fiel aos mesmos. Exemplo: uma atitude de sacrifício considerada honrada.

- Ação instrumental: uma ação envolta de planejamento, onde se pretende alcançar um objetivo específico. Exemplo: uma construção.
Perguntas interessantes