O Sociodrama surgiu do Teatro Espontâneo, criado por Moreno, no início do século XX. Trata-se de um dos métodos sociolátricos para pesquisar e tratar os grupos e as relações intergrupais, seus conflitos e sofrimentos. Fundamenta-se na epistemologia socioeconômica e tem o objetivo de superar a dicotomia da pesquisa quantitativa/qualitativa, ao privilegiar a participação dos sujeitos na situação. O sociodrama é um método de pesquisa interventiva, que busca compreender os processos grupais e intervir em uma de suas situações-problema, por meio da ação/ comunicação das pessoas.
Fonte: NERY, M. P.; COSTA, L. F.; CONCEIÇÃO, M. I. G. O Sociodrama como método de pesquisa qualitativa. Paidéia (Ribeirão Preto), Ribeirão Preto , v. 16, n. 35, p. 305-313, Dez. 2006.
Neste contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
I– O sociodrama possibilita uma pesquisa-ação da atividade do grupo.
PORQUE
II– Não se busca a compreensão do conflito e desconsidera que os sujeitos necessitam de uma reflexão ativa e efetiva dos comportamentos e atitudes.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
a.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
b.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
c.
As asserções I e II são proposições falsas.
d.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
e.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Explicação:
O sociodrama representa um processo bastante efetivo, surgido no Teatro Espontâneo, com a proposta de estimular a proatividade dos sujeitos dentro das atividades coletivas, sobretudo a respeito de situações-problema (Alternativa D).
A metodologia de sociodrama está associada à uma pesquisa-ação dentro de atividades em grupo.
Esta metodologia parte do pressuposto de que o aluno é um agente ativo, que deverá ser proativo e interessado em trabalhar em grupo, para a resolução de algumas problemáticas, como uma forma de fazer parte da própria pesquisa, o que encontra-se incorreto na asserção II, que desconsidera os sujeitos como agentes ativos.
Saiba mais em: brainly.com.br/tarefa/8524042