O Socialismo foi a resposta crítica dos defensores da classe operária. Sua principal tese era de que o capitalismo era o responsável pelos males sociais. O sistema econômico, acabava por transformar parte considerável da população em pessoas empobrecidas e exploradas por uma relação de produção que visava acumular riqueza. Marx (2002) foi um dos críticos do capitalismo e fundador do Socialismo Científico. Para ele, a classe operária, ou seja, os trabalhadores, desempenham um papel fundamental na construção da história. Devem ser protagonistas e romperem com a exploração desenfreada do capital. A Sociologia que nasce fundada no método materialista histórico dialético é crítica e acompanha a consideração de que o capitalismo é o motor dos problemas sociais. Para Marx (2002) e aqueles que se orientam por seu método, somente com o rompimento dos interesses da classe dominante, ou seja, a burguesia, é que se poderá garantir uma melhor condição de vida para a sociedade.
MARX, K. A mercadoria: fundamentos da produção e do conhecimento. In: O capital: crítica da economia política (vols. 1 e 2). Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002.
Desta forma, considerando o materialismo histórico dialético, analise as afirmativas.
I. Para as teses de Marx, a classe burguesa assume o poder político e consolida a sociedade capitalista com as revoluções liberais. Desta forma, busca com as leis e as instituições sociais legitimar seus interesses. O proletário deve combater os interesses burgueses e impor sua vontade para reduzir ou eliminar os problemas sociais que sofre.
II. Como um defensor de um pacto social, Marx condena a forma revolucionária armada de tomada do poder. Para ele, somente através das eleições promovidas por um estado liberal é que a classe operária deve chegar ao poder. De outra forma, ocorrerá a destruição da estrutura capitalista que deve ser preservada pelos trabalhadores.
III. Como o capitalismo visa o lucro, a acumulação de capital, é através da exploração do trabalhador que ocorre a concentração de riqueza. Desta forma, para se libertar e fazer a justiça da classe operária, a tomada dos meios de produção pela classe operária é uma defesa das teses clássicas de Marx.
IV. A burguesia, para Marx, estabelece leis e instituições sociais que favorecem seus interesses. Mesmo tendo um discurso que atende os interesses de todos, as instituições instaladas em uma sociedade capitalista acabam por favorecer a exploração da classe operária e a acumulação de capital.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I, II e III apenas.
Alternativa 2:
II, III, IV apenas.
Alternativa 3:
I, II e IV apenas.
Alternativa 4:
I, III, e IV apenas.
Alternativa 5:
I, II, III e IV.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Alguém sabe por favor
dominiciaviottp7duwx:
Resposta é a D
Perguntas interessantes